Ataques de phishing

Atenção a emails enganosos com ‘Vales da Media Markt’. Na prática, estes emails usam a imagem desta conhecida rede de lojas para divulgar um jogo cujo proveito é ganhar dinheiro através de SMSs de valor acrescentado.

Mais grave, quanto a mim, é mesmo o facto de usarem técnicas de phishing, tais como:

1) usar textos e imagem de instituições conhecidas em geral: neste caso ‘Media Markt’
2) forjar endereços de email do remetente: neste caso ‘ geral@securitasalarme.com
3) usar aplicações em Flash, cujo conteúdo é mais difícil de filtrar

Também o esquema de links é suspeito:

1) primeiro o utilizador recebe uma imagem com uma chamada para uma acção –  ‘GANHA’ – com link para o endereço ‘http://ad.zanox.com/ppc/?18512594C1777490927T’

2) o destino deste link é uma página com conteúdo Flash, em http://lppt.zemgo.com/lp.aspx?LpID=330338&PartnerID=zanox&SourceID=1505336388613387265&zxuserid=1221947

Algumas condições, em baixo e a letras mais pequenas, referem:

“Serviço de Subscrição, 1 euro por cada mensagem recibida, 4 novos mensagens por semana (4 euros por semana). O fornecimento dos Serviços começa imediatamente após o fornecedor ter recebido uma mensagem do utilizador solicitando os serviços ou no momento em que o utilizador confirma a sua participação introduzindo um código pin pessoal na página que foi recebido no seu telemóvel. Zemgo é parte de Glomobi. Ao participar você confirma que concorda com os Termos e Condições. Assim que confirmares essa mensagem de confirmação, estás oficialmente na corrida pelo prémio. Envia uma mensagem de texto com a tua resposta ou, caso não tenhas de responder a nenhuma pergunta, com a palavra-chave, para o número indicado. As regras detalhas do jogo estão em: www.zemgo.com. Desactivação: envía sair para o 62926. Apoio ao cliente – 808787788 (24h/dia) ou pt@zemgo.com. Menores de 18 anos: pede aos teus país autorização antes de jogares qualquer jodo do Zemgo. Selecção do vencedor: 8 de fevereiro de 2012 à 23 h 59. Esta é uma campanha global. Subscrição automaticamente renovada a cada semana. O Zemgo não é patrocinado, apoiado nem está associado a nenhum dos produtos ou retalhistas listados. Marcas registadas, de serviços, logótipos (incluindo, sem reservas, nomes individuais de produtos e retalhistas) pertencem aos respectivos proprietários. R&D Media BV Europe, P.O.BOX. 15748, 1001 NE Amsterdam; Holanda. Esse serviço funciona conforme o código de conduto para serviços SMS.”

Aparentemente, a Zemgo é uma empresa holandesa e especialista em acções de marketing online e em redes sociais. Já o ‘modus operandi’ é altamente suspeito. Fica o alerta dado para este e outros emails semelhantes.

Dica final: atenção redobrada aos remetentes dos emails e aos links das imagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

fourteen + four =