Atenção às compras on-line este Natal

A quadra natalícia chegou e a ESET juntou algumas regras de ouro para garantir a segurança dos cibernautas. Sendo que o número de transações on-line este Natal, será ainda mais elevado, comparativamente ao ano anterior, um maior número de cibercriminosos estarão à espera de fazerem as suas próprias compras, à custa das suas informações pessoais.

1. Otimize a sua máquina de compras: Assim como trata do seu carro antes de fazer uma longa viagem, o seu computador necessita de alguma atenção antes de fazer as suas compras on-line. Dê-lhe ainda mais proteção ao fazer a atualização do seu browser, sistema operativo e antivírus.

2. Mantenha-se fiel: Adquira os seus produtos nos sites com uma elevada reputação, ou então onde está habituado a fazer compras.

3. Desconfie de ofertas muito generosas: Se é bom demais para ser verdade, então provavelmente é. Apesar destes negócios parecem muito tentadores, é sempre mais seguro evitar promoções que envolvam os mais recentes produtos, a preços inacreditáveis. Em caso de dúvida, poderá sempre utilizar o Google para procurar pela opinião de outros utilizadores.

4. Insista em transações seguras: Quando está a fazer uma encomenda num site verifique se está perante uma ligação segura SSL. Se estiver, o endereço que surge no seu browser deverá ser precedido de https ou shttp ao invés de apenas http.

5. Pense antes de agir: Observe com atenção ofertas de ultima hora que chegam de forma não solicitada ao seu correio eletrónico. Se considera que o negocio é real, abra o browser e escreva o nome do site manualmente ao invés de dar um clique no seu e-mail.

6. Atenção aos hotspots: Não confie em qualquer rede sem fios que esteja disponível. Preferencialmente deverá utilizar sempre as redes seguras e que pertençam aos operadores nacionais. É que através de uma rede WiFi falsa é possível aos cibercriminosos acederem a tudo o que é transmitido sem fios, entre o seu computador e o site ou serviço de destino.

7. Utilize o cartão de crédito: Se for vitima de um esquema e quiser recuperar o seu dinheiro terá mais sorte do que se utilizar um cartão de débito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

six − 4 =