As pessoas no Facebook que podem ver a sua informação também podem levá-la consigo quando utilizam aplicações. Se por um lado e de acordo com o Facebook isto pode tornar a experiencia de utilização mais social, por outro dá origem a alguns problemas alusivos à privacidade. Mas afinal o que significa isto? Vamos dar um exemplo para tornarmos esta questão um pouco mais clara.

Nós enquanto utilizadores do Facebook temos um amigo que se chama “Pedro”. O “Pedro” tem visível apenas para nós, grandes amigos, diversos dados como biografia, data de nascimento, família e relacionamentos, vídeos, as fotos de férias, a formação e trabalho, as notas, a actividade em aplicações, entre outros detalhes. Ora se nós instalarmos uma aplicação, vamos esta a dar ao criador da mesma, não só o acesso às nossas informações, mas também às informações do “Pedro” que estão visíveis para nós.

Existem duas formas de resolver esta questão. A primeira passa pelo utilizador desactivar todas as aplicações o que pode ser muito radical para a maioria dos cibernautas que utilizam o Facebook.

A segunda é talvez a mais moderada e irá impedir que os nossos amigos cedam as nossas informações aos criadores das aplicações. Para a configurar proceda da seguinte forma:

1. Clique na seta localizada no canto superior direito ao lado de página inicial e escolha a opção definições de privacidade, conforme mostrado na imagem abaixo.

 2. Agora à frente de Aplicações e Sites dê um clique em Editar Definições.

3. Na nova janela que surgir irá verificar a existência de uma opção que diz “Como as pessoas levam a tua informação para as aplicações que utilizam”. À frente dessa opção clique em Editar Definições.

4. Agora deverá tirar o visto de todos os aspectos alusivos à sua privacidade a que não pretende que os criadores das aplicações tenham acesso. Assim que o processo estiver concluído clique em Guardar Aplicações.

Ao realizar os passos que indicámos neste pequeno tutorial, está agora um pouco mais protegido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*