TOP 10 das Ameaças Informáticas em Março

No balando das ameaças informáticas mais activas em Março, destaque para a entrada de quatro novos troianos na tabela, com especial enfoque no JS/Agent, uma ameaça que mostra uma caixa de dialogo que solicita ao utilizador que adquira um determinado produto ou serviço. Após a vitima efectuar o pagamento, o malware é removido do computador.

1. HTML/ScrInject.B

Posição Anterior: 1

Percentagem Detectada: 5.60%

Designação dada à detecção genérica de páginas HTML que contêm um script escondido ou tags iframe maliciosas que redireccionam o utilizador para o download de malware.

2. INF/Autorun

Posição Anterior: 2

Percentagem Detectada: 5.19%

Este ficheiro contém informações acerca de como as aplicações devem actuar quando se acede a um dispositivo amovível (pen drive ou similar) a partir de um computador com sistema operativo Windows.

3. HTML/Iframe.B

Posição Anterior: 3

Percentagem Detectada: 3.95%

Consiste em tags iframe maliciosas colocadas em páginas HTML que redireccionam o utilizador para um determinado endereço on-line com software malicioso.

4. Win32/Conficker

Posição Anterior:  4

Percentagem Detectada: 3.44%

O Win32/Conficker é um worm de rede que originalmente se propagava utilizando uma vulnerabilidade no sistema operativo Windows.

5. JS/Agent

Posição Anterior: 90

Percentagem Detectada: 2.30%

Este troiano mostra uma caixa de dialogo que solicita ao utilizador que adquira um determinado produto ou serviço. Após a vitima efectuar o pagamento, o malware é removido do computador.

6. JS/Iframe.AS

Posição Anterior: 66

Percentagem Detectada: 2.04%

O JS/Iframe.AS é um troiano que redirecciona o browser para um endereço especifico com software malicioso. O código do programa é normalmente introduzido em páginas HTML.

7. Win32/Sirefef

Posição Anterior: Nova entrada

Percentagem Detectada: 1.76%

O Win32/Sirefef.A é um troiano que redirecciona os resultados de um motor de busca on-line para sites que contêm adware.

8. Win32/Sality

Posição Anterior: 8

Percentagem Detectada: 1.72%

O Sality é um ficheiro de infecção polimórfico. Quando entra no sistema inicia um serviço e cria ou apaga chaves de registo relacionadas com aplicações de segurança que estão presentes no sistema. Modifica ficheiros EXE e SCR e desactiva serviços e processos relacionados com as soluções de segurança antivírus.

9. Win32/Dorkbot

Posição Anterior: 7

Percentagem Detectada: 1.68%

É um worm que se espalha através de dispositivos amovíveis. Contém uma backdoor que lhe permite ser controlado remotamente.

10. JS/Redirector

Posição Anterior: 47

Percentagem Detectada: 1.59%

O JS/Redirector é um troiano que redirecciona o browser para um URL especifico que contem software malicioso. O código do programa encontra-se normalmente embebido nas páginas HTML.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

6 − 2 =