E se o seu dispositivo móvel for roubado?

O número de dispositivos móveis tem vindo a aumentar drasticamente. Os portáteis, os smartphones, e claro, os tablets, estão no topo das preferências dos utilizadores. Infelizmente a mobilidade tem alguns riscos e os roubos ocupam os lugares cimeiros. A questão principal é: deverá estar preocupado?

Um estudo desenvolvido pela ESET em parceria com a Harris, afirma que sim. Esta questão torna-se especialmente preocupante quando verificamos que 1 em cada 10 pessoas, já perdeu um dispositivo móvel por roubo. Neste estudo foram inquiridas 1700 pessoas com idade igual ou superior a 18 anos e que possuem (ou possuíam) um tablet, um portátil ou um smartphone.

Uma em dez pessoas já ficaram sem o seu tablet, portátil ou smartphone

O facto de uma em cada dez pessoas já terem ficado sem o seu dispositivo torna-se especialmente preocupante se pensarmos que os dados de uma em cada dez pessoas, incluindo, contactos, fotografias, documentos e outras informações confidenciais podem estar a circular livremente na Internet.

Mas afinal onde ocorrem com maior frequência estes roubos?

De acordo com as experiências vividas pelos participantes no inquérito, 21% apontam o assalto ao carro como a principal razão para terem ficado sem o(s) seu(s) dispositivo(s).

Por outro lado, 18% dos inquiridos afirmam ter sido assaltados perto de casa.

Já 11.5% ficaram sem o dispositivo por roubo, ou simplesmente por perda, em aeroportos, comboios, autocarros, ou outros transportes públicos.

Jantar fora parece ser igualmente perigoso para os dispositivos digitais, já que novamente 11.5% ficaram lesados nestas circunstâncias.

Surpreendentemente, os locais de trabalho, são igualmente apontados pelos inquiridos como um local “perigoso” já que 7% reportam furtos de dispositivos portáteis.

A grande maioria das pessoas preocupa-se com o facto dos seus dispositivos digitais poderem ser roubados. No estudo, praticamente metade dos inquiridos que possuem um smartphone, um tablet e um portátil afirmaram estar preocupados (48%).

Como estar mais protegido

Na ESET existem duas aplicações que o podem ajudar a estar mais protegido, quer no que diz respeito ao seu computador portátil, quer no caso do smartphone ou tablet Android.

Protecção para Portátil – ESET Smart Security

O sistema Anti-Roubo auxilia os utilizadores a localizarem os seus portáteis em falta, sendo possível a monitorização das actividades realizadas nos dispositivos. Tira fotografias a quem está na posse indevida do computador, através da câmara integrada, recolhe capturas de ecrã e indica num mapa onde o computador se encontra, utilizando para o efeito os dados recolhidos nas redes Wi-Fi que se encontram na área. Os dados recolhidos podem ser acedidos com facilidade em http://my.eset.com.

Protecção para dispositivos Android – ESET Mobile Security

Protege todos os vectores do seu smartphone e combina a detecção robusta do nosso motor de análise com antispam avançado e funcionalidades antifurto para proteção em tempo real esteja onde estiver.

Funcionalidades Principais

Proteção contra Ameaças – Todas as aplicações, ficheiros, pastas e cartões de Memória SD são continuamente verificados para detetar ameaças emergentes.

Antispam para SMS/MMS – Defina contatos confiáveis com listas brancas ou cinzentas ou simplesmente bloqueie as mensagens de números desconhecidos.

Bloqueio de Chamadas – Bloqueio de chamadas indesejadas em ambos os sentidos – entrada e saída. Esta é uma ferramenta poderosa, especialmente adequada para os pais.

Auditoria de Segurança com Gestor de Tarefas – Mantenha-se informado acerca de todas as funções vitais do seu telefone, incluindo a vida da bateria, espaço livre em disco, processos em execução, Bluetooth e a visibilidade do dispositivo. Reduza os riscos.

SIM Correcto – No caso de ser introduzido  um cartão SIM que não esteja autorizado por si, será automaticamente notificado com uma mensagem de texto informando-o do número de telefone, permitindo-lhe localizar a pessoa que está a usar o telemóvel.

Bloqueio Remoto – Bloqueie remotamente o telemóvel para impedir o acesso não autorizado aos dados.

Localização por GPS – Localize remotamente o seu telemóvel perdido ou roubado (apenas em sistemas Android).

Remote Wipe – A ferramenta essencial para proteger a sua privacidade e que permite apagar remotamente todos os contatos armazenados e dados usando um simples comando SMS, incluindo informação presente no cartão de memória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

fifteen + 1 =