Convites falsos para casamentos circulam na Internet

Um convite para um casamento é o tipo de assunto que pode levar os cibernautas a abrirem um e-mail. Se no passado este foi um esquema muito utilizado para enganar os utilizadores, levando-os a seguirem ligações falsas ou a instalarem ficheiros maliciosos que vinham em anexo, eis que este método está de volta, porém com algumas diferenças.

Os novos e-mails vêm formatos como se de convites reais se tratassem, e têm mensagens semelhantes a “Está oficialmente convidado a celebrar o nosso casamento”. Não existem informações pessoais no e-mail e a ligação para que possa descobrir mais detalhes faz com que seja descarregado malware. Muitos emails deste género têm vindo a ser reportados, sendo que a ligação aponta para um troiano disfarçado de documento Word e que é detectado pela ESET com o nome Win32/Kryptik.ASKV.

wedding_invitation_scam-623x432

Assim que é instalado, o troiano tenta contactar websites remotos para descarregar e executar outros ficheiros – nomeadamente soluções antivírus falsas.

Apesar de um antivírus eficaz e actualizado o proteger destes perigos, recomendamos que tenha o máximo cuidado quando abrir anexos ou der cliques em ligações que chegam por e-mail, especialmente quando se tratarem de convites para casamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

11 + thirteen =