Os vírus informáticos estão de volta

Os vírus informáticos estão a voltar em força, afirma o Director da Unidade de Trustworthy Computing da Microsoft, sendo que os números estão a crescer a nível global deste 2012.

No Microsoft Security Blog, Tim Rains afirma que “raramente viu a categoria de vírus informáticos presente em mais de 5% dos sistemas a nível global”. Porém mais recentemente reparou que este tipo de ameaças está a crescer significativamente e neste momento a prevalência a nível mundial atingiu os 7.8% no quarto trimestre de 2012.

esetvirusa-623x432

Ainda de acordo com Tim Rains, nos últimos anos, “os vírus não davam tanta rentabilidade monetária aos atacantes, como a utilização de troianos, troppers, roubos de passwords ou ferramentas de monitorização. Porém, os vírus estão actualmente cada vez mais sofisticados e podem ser bons aliados no roubo de informações alheias.

Os vírus estão em ampla proliferação, especialmente em países com baixos níveis de penetração de banda larga, como o Egipto, Indonésia e Etiópia onde o software é raramente actualizado e as taxas de infecção podem chegar aos 40%.

Rains afirma que proteger-se contra as ameaças é relativamente simples – sugerindo aos utilizadores que actualizem com frequência o seu sistema operativo, tenham um antivírus instalado que faça detecção em tempo real e que tomem algumas precauções com a utilização de pendrives e discos externos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

14 − 1 =