Automóveis podem estar vulneráveis a ataques

Dois investigadores vão demonstrar um “hack” que permite controlar sistemas automóveis, incluindo travões e direcção em alguns modelos da Ford e Toyota, sobrepondo-se aos comandos enviados pelo condutor.

Este “hack” não pode ser utilizado para controlar remotamente um veículo, mas Charlie Miller e Chris Valasek afirmam que o seu software pode contornar os sistemas electrónicos de controlo num Toyota Prius e num Ford Escape, ligando um MacBook à porta de diagnóstico utilizada por mecânicos.

Os investigadores afirmam que não criaram este mecanismo para ataques remotos e dizem que a sua pesquisa tem como principal objectivo chamar à atenção para as vulnerabilidades existentes nestes sistemas.

“Neste momento existem pessoas que não valorizam este facto e outras que acham que todos sabem disto, porém na realidade existem muito poucos dados acerca deste assunto. Gostávamos que todos começassem a falar sobre isto e que os fabricantes ouvissem e melhorassem a segurança dos carros”.

Este hack está a ser apresentado hoje na DefCon 21, numa apresentação que se chama “Aventuras em Redes Automóveis e Unidades de Controlo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

sixteen − 3 =