Nova ameaça informática dirigida a utilizadores que acedem ao banco através da Internet já chegou a Portugal

A equipa de investigação da ESET descobriu uma perigosa ameaça que consiste num troiano bancário que se destina especificamente a atacar os utilizadores que acedem ao banco através da Internet na Europa e na Ásia. Portugal é um dos países onde a ameaça já foi detectada, sendo que utilizando um aspecto gráfico muito credível este malware consegue levar as vítimas a executarem as aplicações que contêm código malicioso.

São várias as vítimas desta fraude até ao momento por toda a Europa, sendo que de acordo com as informações disponíveis no sistema de telemetria da ESET, já foram detectadas dezenas de infecções em Portugal e também na República Checa e Reino Unido. Até ao momento a Turquia é o país que regista maior número de incidências, com centenas de infecções detectadas.

Esta ameaça muito eficaz e sofisticada foi denominada de Hesperbot e está a espalhar-se fundamentalmente por e-mail, infectando dispositivos móveis baseados em Android, Symbian e Blackberry.

Com o nome de código Win32/Spy.Hesperbot, esta ameaça tem capacidades de keylogger, pode criar capturas de ecrã e vídeo, configurar uma proxy remota e inclui ainda outras funcionalidades avançadas, como a possibilidade de se estabelecer uma ligação remota à revelia do utilizador que permite o acesso instantâneo ao sistema infectado.

“A análise preliminar a esta ameaça revelou que estamos a lidar com um troiano bancário com características similares ao Zeus e ao SpyEye, mas com algumas diferenças a nível da implementação, indicando que estamos perante um novo malware e não uma variante de um troiano desenvolvido no passado” afirma Robert Lipovsky, investigador da ESET.

Ainda hoje teremos um especial com informações mais detalhadas acerca deste assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

19 − twelve =