Como proteger as suas Bitcoins

Nos últimos dias, dois sites que hospedavam “carteiras on-line” para a moeda electrónica Bitcoin foram alvo de ataques que renderam aos cibercriminosos mais de 1 milhão de dólares por cada investida.

Estranhamente, estes ataques não afectaram de forma negativa o valor desta nova moeda, que parece prosperar em publicidade, seja ela positiva ou negativa.

Na altura em que nos encontramos a escrever este artigo a moeda está avaliada em 1150 dólares, a avaliação mais alta de sempre.

Importa salientar que no início deste ano, as soluções ESET detectaram as novas variantes de malware que tentavam roubar Bitcoins ilegalmente, ou invadir carteiras. Existe também malware que tem como alvo outras moedas semelhantes, como a Litecoin.

Eis algumas dicas sobre como proteger as suas Bitcoins:

Se a sua carteira for roubada, seja rápido

Se sua carteira com Bitcoins for roubada, não será tão fácil para o atacante deitar a mão ao seu dinheiro, como sucede com uma carteira verdadeira – ele ou ela terá de mover a moeda para fora da sua carteira. De acordo com o investigador da ESET, Robert Lipovsky: “Quando a carteira com Bitcoins é roubada, o atacante terá de “gastar” as Bitcoins adicionando-as à sua própria carteira ou comprando algo.

“A única maneira da vítima conseguir salvar-se, sem perder o dinheiro, é se a vítima tiver a sorte de gastar os Bitcoins (comprando algo ou importando-os para uma nova carteira), antes de o atacante o fazer.”

Se lida com Bitcoins mantenha o seu PC limpo

Os cibercriminosos adoram Bitcoins. Existem actualmente diversas famílias de malware que se aproveitam da capacidade de processamento dos computadores infectados para produzirem bitcoins ou visam roubar o conteúdo das carteiras, ou ambos. Por estes motivos mantenha o seu computador limpo e pense sempre antes de seguir uma hiperligação que desconhece. Mantenha o seu sistema e aplicações actualizadas e instale um antivírus eficaz.

Encripte a sua carteira

Apesar das belas ilustrações de moedas brilhantes, com as Bitcoins está a lidar com números – longas chaves encriptadas. Para ficar seguro, tem de garantir que nenhuma outra pessoa tem acesso a estes dados. Segundo Robert Lipovsky: “Existem várias regras importantes a ter em conta quando se quer lidar com Bitcoins de forma segura. As palavras de ordem são: backup e encriptação”.

Não coloque todos os ovos no mesmo cesto

As Bitcoins são um caso especial – se está preocupado com falhas de segurança alusivas ao site que aloja a sua carteira, mudar de palavra passe não será suficiente. O melhor nestes casos, será sempre criar uma nova carteira com uma palavra-passe ainda mais forte e transferir as moedas da carteira antiga para a nova. Será também uma boa ideia não colocar todas as bitcoins na mesma carteira.

Os especialistas avisam – não coloque todas as poupanças de uma vida em Bitcoins

Os especialistas afirmam que o aumento do preço de cada Bitcoin não é um sinal para investir. Se tiver lucro com as Bitcoins que já possui, é óptimo. Não há simplesmente nenhuma maneira de saber se os preços vão continuar a subir, estabilizar ou cair. E existem uma série de riscos – podem enganá-lo, roubar a sua carteira digital ou as bitcoins podem ser consideradas ilegais.

Se armazena Bitcoins online, não guarde enormes quantias

As carteiras digitais de Bitcoins on-line não foram desenvolvidas para funcionarem como contas bancárias – elas são utéis, podem ser acedidas a partir de qualquer lugar – porém são o principal alvo para os cibercriminosos. No fundo pode considerar as carteiras digitais como as carteiras normais que transportamos o dia a dia e onde não se armzenam grandes quantidades de dinheiro pelo perigo de roubos.

Os dispositivos móveis e as Bitcoins não combinam

São várias as aplicações para sistemas Android a disponibilizarem formas de transportar Bitcoins – porém todas elas têm os seus riscos. No início deste ano, uma falha no sistema Android tornou todas as carteiras de bitcoins inseguras. Embora tenha sido rapidamente corrigida, as aplicações que permitem transferências por NFC criam riscos por si só.

Está preocupado? Armazene as bitcoins em papel

Uma forma segura – senão extrema – de assegurar que as suas bitcoins não caiem nas mãos erradas, passa por armazená-las em papel. “Quando gerada de forma segura e armazenada no papel, ou noutros meios de armazenamento off-line, esta carteira diminui as hipóteses das suas bitcoins serem roubadas por cibercriminosos ou malware. Com cada entrada numa carteira de papel, está a proteger uma sequência de números secretos que são utilizados para provar o seu direito em gastar as bitcoins. Certifique-se porém que o seu PC está limpo antes de imprimir. O software grátis utilizado para gerar códigos tem estado na mira dos cibercriminosos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

eighteen − fourteen =