Uma assinatura no ecrã poderá substituir as palavras-passe, afirma Universidade

Muitos utilizadores de smartphones, deixam os seus dispositivos totalmente sem protecção, mas até aqueles que utilizam PINs de quatro dígitos, estão vulneráveis a todos aqueles que olham por cima do ombro numa tentativa de descobrirem os códigos dos utilizadores. Para resolver este problema é provável que no futuro venhamos a assistir ao aparecimento de novas formas de palavras-passe afirmam os investigadores da universidade de Rutgers.

A forma de juntar os pontos usada por tantos utilizadores com sistemas Android é semelhante aos Pins no que diz respeito à segurança e também pode ser descoberto através de uma observação mais ou menos atenta por parte de terceiros. Porém, a Universidade de Rutgers descobriu que a utilização de padrões livres fica mais na memória do que se pensa para que os faz e são muito mais difíceis de reproduzir por parte de quem os está a observar.

Estes padrões podem ser utilizados tanto para bloquearem a página principal dos smartphones, bem como para bloquearem o acesso a aplicações. Como já referimos em alguns artigos presentes neste blog, o bloqueio individual de aplicações pode ser uma segunda linha de defesa muito útil para os utilizadores de smartphones.

“Tudo o que é necessário para se roubar uma palavra-passe é um olhar atento”, afirma Janne Lindqvist, professor assistente no Departamento de Electricidade e Engenharia da Universidade de Rutgers. “Considerando a quantidade de informações pessoais e não só que transportamos diariamente nos nossos telefones, a segurança dos dispositivos móveis é algo crítico”.

Surpreendentemente, os gestos mais recordados, incluem formas mais antigas de segurança – assinaturas – bem como formas angulares simples.

“Pode criar qualquer forma, utilizando qualquer número de dedos, e qualquer tamanho ou localização no ecrã”. “Vimos que esta opção de protecção de segurança estava claramente em falta na literatura científica e também na prática, por isso, decidimos testar o seu potencial.”

Para que este sistema de protecção fosse testado, os participantes foram convidados a desenharem um pequeno gesto num ecrã sensível ao tacto, que seria memorizado e teriam de o voltar a desenhar 10 dias depois. Sessenta e três estudantes fizeram-no com resultados favoráveis. Ao mesmo tempo 7 estudantes encarregados de verificar o que o que os colegas faziam, tentaram observar e posteriormente replicar os gestos.

Os investigadores verificaram que embora essas 7 pessoas tivessem experiência em observar dados nos ecrãs sensíveis ao tacto, nenhum deles conseguiu reproduzir os gestos originais dos utilizadores. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

four + twelve =