Aproveite as suas férias em segurança

Com a crescente utilização de dispositivos digitais em mobilidade, é provável que nestas férias, os tablets, smartphones e mesmo computadores portáteis, não larguem os utilizadores. Para ajudar a proteger a vida digital dos nossos leitores, reunimos cinco dicas de segurança que poderão contribuir para umas férias mais seguras.

Crie cópias de segurança antes de viajar

Se vai levar o computador portátil consigo, esteja preparado para todas as eventualidades – crie uma cópia de segurança total dos seus dados para um disco rígido externo ou para a cloud antes de sair de casa. Deste modo não irá perder todos os seus dados se o seu dispositivo for roubado ou infectado com malware.

Proteja os seus gadgets – e mantenha-os protegidos

Coloque uma palavra-passe em todos os dispositivos que o permitam – desde computadores a tablets, passando por smartphones. Certifique-se que os seus dispositivos estão configurados para activarem o pedido de palavra-passe ao fim de algum tempo de não utilização. É certo que as palavras-passe podem não ser uma solução infalível, mas irão atrasar certamente as intenções criminosas dos utilizadores mal intencionados.

Utilize o sistema Remote Wipe para garantir a protecção dos seus dados

Os smartphones possuem muitos dados privados que os utilizadores certamente não gostariam de ver nas mãos erradas. Através da funcionalidade Remote Wipe, presente no ESET Mobile Security, os utilizadores podem limpar todos os dados de uma forma rápida e eficaz. Tudo é apagado, desde e-mails a fotografias, passando por detalhes de contas e outros dados privados.

Utilize software anti-roubo para seguir os seus dispositivos

Com o software anti-roubo disponibilizado pela ESET no ESET Smart Security e no ESET Mobile Security tanto para computadores, como para tablets e smartphones, é possível aos utilizadores seguirem o rasto dos seus dispositivos através de coordenadas GPS. A webcam dos mesmos pode ainda ser utilizada para tirar fotografias aos criminosos que são posteriormente enviadas para si.

A tecnologia é valiosa – não a exponha demasiado

Os hoteis têm um cofre por algum motivo – mantenha lá os dispositivos mais valiosos quando for necessário. Por outro lado, se tiver de escolher a combinação abstenha-se de números como 1 2 3 4 (seguidos) que são os primeiros que o criminoso irá experimentar.

Quando está em mobilidade, não revele as suas posses ao mundo. Por exemplo, depois de estacionar o carro não coloque o portátil que se encontrava no banco, dentro da mala. Poderá estar alguém à espreita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

one × five =