As ameaças mais comuns no Facebook que deve evitar

O Facebook tem vindo a sofrer grandes modificações ao longo dos anos. Dos toques, também conhecidos por Pokes, até à máquina de partilha de vídeos, notícias e esquemas em que esta rede social se tornou, tudo está diferente no mundo de Mark Zuckerberg.

Naturalmente, cada nova funcionalidades acaba por trazer preocupações com a privacidade, sendo que todos aqueles que se preocupam com a segurança, devem fazer visitas regulares às definições de privacidade para se assegurarem que não estão a partilhar mais do que pretendem.

Porém algumas coisas não mudaram – nomeadamente os esquemas existentes neste rede social. Isto não significa que os criminosos não sejam originais, porém na realidade existem esquemas que sempre funcionaram e continuam a funcionar, por isso, para quê mudá-los?

Eis alguns dos esquemas em que nunca deverá cair:

“Ajudem-me! Fui roubado!”

mugged-300x197O seu amigo ou um elemento da sua família perdeu o telefone. Por isso faz sentido que o tenham contactado por Facebook para pedirem ajuda. Normalmente, a história refere que a pessoa foi assaltada ou está no hospital – sendo porém uma das fraudes on-line mais clássicas. Na maioria dos casos a conta do seu amigo ou do seu familiar está a ser controlada por terceiros e os utilizadores mal intencionados estão a querer extorquir-lhe dinheiro.

É normal que fique preocupado mas antes de enviar qualquer dinheiro, ou algo que seja pedido para ajudar, confirme por todos os meios que esta solicitação é verdadeira e que o seu amigo ou familiar foi mesmo roubado, ou está a passar por problemas. Em Portugal, este tipo de esquemas não é assim tão raro.

Quem esteve a ver o seu perfil

scamboy-246x300Existem a todo o momento diversos esquemas a circular no Facebook que fazem as mais variadas promessas. Uma das mais comuns refere-se a uma aplicação que promete mostrar o número total de visitantes por homem ou por mulher.

O funcionamento é simples e não muito diferente de outras aplicações maliciosas. Vê no perfil de um amigo uma informação que revela o número de pessoas que visitaram o perfil e como aperitivo surge também o link através do qual podem instalar a aplicação.

Quando dá um clique no link é levado para uma página que ainda lhe abre mais o apetite no que se refere à instalação da aplicação.

Se prosseguir será levado para a aplicação propriamente dita e ao carregar em permitir irá dar ao cibercriminoso a possibilidade de aceder às suas informações de perfil, enviar-lhe emails, colocar estados no Facebook em seu nome e ainda aceder aos seus dados a qualquer altura.

Mudar as cores

A mudança das cores no Facebook faz parte de outro dos esquemas clássicos maliciosos muito populares nesta rede social. Tenta chamar à sua atenção indicando-lhes que agora pode usar uma nova versão da aplicação Color Changer para alterar as cores do Facebook, seleccionando entre 8 disponíveis.

fb_themes_app

Assim que dá um clique na mensagem é conduzido para uma página e posteriormente para a instalação da aplicação propriamente dita. Se prosseguir, irá dar diversas permissões ao cibercriminoso, nomeadamente a possibilidade dele aceder às suas informações básicas, colocar mensagens por si e aceder aos seus dados a qualquer altura, mesmo quando não estiver a utilizar a aplicação.

Os Likes

Qual é o mal em colocar gostos numa iniciativa ou numa fotografia? Nenhum, mas se a mesma fizer parte de um esquema malicioso poderá estar a ajudar os criminosos a ganharem dinheiro. Os likes são a moeda do Facebook e existem muitas empresas que recebem dinheiro com a venda destes gostos. Quantas vezes já nos apareceram fotografias com pessoas com problemas físicos pedindo ajuda? Se em alguns casos elas podem ser fidedignas, noutros poderão não passar de esquemas para a angariação de likes. Isto acontece muito também com grupos. Por vezes recebemos um convite para aderir a um grupo que apela a uma determinada causa social, aderimos e pouco tempo depois recebemos a informação de que o grupo mudou de nome, para algo que nem sequer está relacionado.

Os avisos no Facebook

“Atenção: A sua conta violou as políticas de utilização do Facebook e será eliminada em 24 horas caso não torne a confirmar os seus dados.” Este aviso é falso e é uma ferramenta para os criminosos deitarem a mão aos seus dados. Alguma linguagem por vezes incorrecta, pode denunciar a falsidade deste tipo de esquemas.

iPads e iPhones grátis

Não se deixe enganar por estas mensagens que afirmam que pode testar e manter um iPad ou iPhone durante o tempo que desejar.

Créditos no Facebook para jogadores

Este esquema destina-se aos utilizadores que usam principalmente o Facebook para jogar. Os créditos são usados para comprar itens no Farmville, Cityville, etc. Sendo que os créditos custam dinheiro e são eles que alimentam na grande maioria as empresas que desenvolvem os jogos, não espere receber muitos à borla.

Prendas grátis

Já diz o ditado, se parece muito bom para ser verdade… Encontramos diversos esquemas no Facebook relacionados com prendas e todo o tipo de ofertas que envolvem o preenchimento de questionários e o fornecimento do seu endereço de e-mail. Leia muito bem nas entrelinhas, porque pode estar prestes a tornar-se numa vítima de spam.

Notícias Bombásticas

Notícias e boatos fazem parte do dia a dia do Facebook. O problema por vezes, é que as informações são totalmente falsas. Por esse motivo, é preciso muito cuidado com os sítios onde se dá um clique. Estes esquemas alastram-se rapidamente quer por partilhas, quer por gostos chegando e infectando rapidamente diversos utilizadores. Por esse motivo tenha muito cuidado nas suas navegações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

20 − 9 =