Proteja a sua identidade na escola

Os jovens são 35 vezes mais alvo de roubo de dados do que os adultos – sendo considerados como um alvo fácil tanto para roubos digitais, como físicos. Porém o regresso às aulas, não necessita de ser uma tarefa muito difícil, especialmente se garantir que os seus dados e dispositivos estão seguros, tanto na escola como em casa. Mesmo que esteja a utilizar os computadores disponibilizados pelas bibliotecas da sua escola ou laboratórios, existem alguns passos que deverá ter em mente visando uma maior segurança.

Proteger os seus Dispositivos na Escola

Se estiver a utilizar o seu próprio desktop, laptop ou smartphone, existem duas coisas que não deve negligenciar: os assaltos e o roubo de informação.

Seja precavido

Não deixe o seu computador portátil ou telefone desbloqueado e sem vigilância, quer esteja em casa ou em público – estes itens são facilmente roubados se ninguém estiver a olhar. E quando estiver com o seu computador em público, é melhor levá-lo num saco que não revela “de caras” o que está dentro; ao utilizar uma mala de portátil os estranhos sabem exactamente o que está a transportar.

Minimize os danos

Instale uma aplicação que lhe permita localizar o seu dispositivo, em causa de perda ou furto. Se possui ficheiros importantes no seu computador, certifique-se que os mesmos estão encriptados. Deste modo se alguém tiver um acesso indevido ao seu computador, não poderão tirar partido das informações nele contidas.

Reforce a sua segurança

Os furtos e a perda de dados não são as únicas maneiras de perder informações no seu telefone. O malware e o phishing são males cada vez mais comuns em dispositivos móveis, por isso não deixe de se proteger. Para estar protegido dos males do phishing, certifique-se que utiliza palavras-passe diferentes em todas as suas contas e escolha uma palavra-passe forte para cada um. Utilizar um bom gestor de palavras-passe pode ajudá-lo a tornar esta tarefa mais fácil. Depois de ter uma boa palavra-passe, proteja-a: Não a partilhe com outras pessoas e não digite sua palavra-passe em sites que visitou através de links em e-mail ou mensagens instantâneas. Para se proteger contra malware, instale aplicações descarregadas a partir de lojas e aplicações conhecidas e analise sempre os ficheiros com um produto anti-malware.

Seja cauteloso em redes Wi-Fi públicas

Nunca é possível ter a certeza acerca de quem está a partilhar a Internet consigo numa rede Wi-Fi pública. Sempre que possível utilize um software de VPN para que todo o tráfego seja encriptado.

Proteja os seus dados quanto utiliza máquinas partilhadas

Pode haver momentos em que necessite de utilizar os computadores que são fornecidos pela escola. Se não sabe quem esteve a utilizar esse computador anteriormente, ou o que fizeram antes de chegar, então assuma sempre o pior. É sempre boa ideia agir como se tudo o que fizer na tela esteja a ser gravado e aja em conformidade:

  • Não utilize computadores públicos para aceder a contas, especialmente aquelas que guardam informações financeiras (contas bancárias ou cartões de crédito).
    Evite comprar online, já que algum utilizador mal intencionado poderá deitar a mão às suas credenciais e eventualmente aos seus dados bancários.
  • Se por alguma razão necessitar de aceder a uma determinada conta numa máquina pública (blog, rede social), será boa ideia mudar a palavra-passe quando voltar a utilizar a mesma no seu computador.
  • Navegue no modo de privacidade se puder – caso contrário, lembra-se de limpar o histórico e todos os cookies.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

fifteen − 12 =