Anonabox sai do Kickstarter mas concorrentes multiplicam-se

Depois do Anonabox ter desaparecido dos sites de crowdfunding, eis que apareceram alguns modelos de routers Tor concorrentes que afirmam preocuparem-se com a privacidade dos utilizadores.

O Anonabox, com um preço a rondar os 38 Euros, pretendia ser uma solução de privacidade portátil e open-source, pequena o suficiente para caber dentro de um maço de tabaco e destinado a todos aquele que pretendiam navegar na Internet com liberdade e segurança, especialmente em países onde a opressão reina e existem elevadas restrições na Internet.

Porém e apesar das contribuições dos utilizadores terem atingido os 585 mil dólares, este dispositivo desapareceu do Kickstarter, antes que a angariação estivesse concluída. Segundo a BBC, o Kickstarter tinha receios acerca de quem estava a disponibilizar o hardware para este dispositivo.

A Wired dá mais informações acerca deste assunto, revelando que os utilizadores referiram que o hardware do router, cujo criador do Anonabox, Germar, afirmava ter desenvolvido, podia ser encontrado à venda por distribuidores chineses em sites como a plataforma de comércio electrónico Alibaba.

O que importa é que o Anonabox conseguiu 10 vezes os objectivos em apenas cinco dias e isto inspirou diversos projectos semelhantes a preenchereem o vazio deixado pelo Kickstarter. Apesar disto Germar quer vender directamente o Anonabox.

Entretanto, o rival Project Sierra já está no Kickstarter à procura de 150 mil dólares, sendo que ainda angariou apenas 6,194 dólares. Embora semelhante ao Anonabox, o Project Sierra tem um ecrã LCD de 7 polegadas, 5 portas de Ethernet e Wi-Fi n.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

1 + seventeen =