Twitter quer acabar com as passwords tradicionais

A popular plataforma de microblogging Twitter está a desenvolver medidas para colocar um ponto final nas passwords, pelo menos, na forma como as conhecemos.

O Digits – parte de uma selecção de ferramentas para programadores chamada Fabrics – permite aos utilizadores acederem a aplicações sem que os mesmos tenham de se lembrar das palavras-passe.

O processo é simples: o utilizador digita o seu número de telemóvel na página de log-in da aplicação e, posteriormente, recebe uma mensagem de texto com um código único. Uma vez inserido, o utilizador já pode usar normalmente a aplicação.

Embora esta opção tenha sido pensada para os países em desenvolvimento, onde as contas de e-mail são menos comuns, Michael Ducker, senior product manager do Twitter, afirma que esta funcionalidade contribui também para que os utilizadores não tenham de memorizar centenas de palavras-passe para as aplicações que utilizam diariamente.

Todo o sistema é mais seguro do que as passwords tradicionais, devido à exigência física do telefone e à natureza temporária dos códigos únicos.

Importa salientar que o digits não é algo realmente baseado no Twitter, mas um conjunto completamente diferente de software que pode ser integrado em qualquer aplicação, por qualquer programador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

fifteen − nine =