A popular plataforma de microblogging Twitter está a desenvolver medidas para colocar um ponto final nas passwords, pelo menos, na forma como as conhecemos.

O Digits – parte de uma selecção de ferramentas para programadores chamada Fabrics – permite aos utilizadores acederem a aplicações sem que os mesmos tenham de se lembrar das palavras-passe.

O processo é simples: o utilizador digita o seu número de telemóvel na página de log-in da aplicação e, posteriormente, recebe uma mensagem de texto com um código único. Uma vez inserido, o utilizador já pode usar normalmente a aplicação.

Embora esta opção tenha sido pensada para os países em desenvolvimento, onde as contas de e-mail são menos comuns, Michael Ducker, senior product manager do Twitter, afirma que esta funcionalidade contribui também para que os utilizadores não tenham de memorizar centenas de palavras-passe para as aplicações que utilizam diariamente.

Todo o sistema é mais seguro do que as passwords tradicionais, devido à exigência física do telefone e à natureza temporária dos códigos únicos.

Importa salientar que o digits não é algo realmente baseado no Twitter, mas um conjunto completamente diferente de software que pode ser integrado em qualquer aplicação, por qualquer programador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*