Como funciona o Apple Pay

Os pagamentos móveis podem ser uma das tecnologias que vai marcar 2015, sendo que o sistema proprietário da Apple, poderá contribuir em larga escala para esta massificação.

Mas o que é o Apple Pay? O que é que esta nova tecnologia significa para o seu dinheiro – e para a sua segurança?

Apple Pay – o que necessita

Ao nível de hardware, necessita de uma versão recente do iPhone ou iPad – ou seja, terá de possuir um iPhone 6, iPhone 6 Plus, ou um dos novos iPads. Também necessita de um cartão bancário válido (crédito ou débito) registado num banco americano que trabalhe com a Apple Pay.

Apple iPhone 6 Launch, London, Britain - 19 Sep 2014

Importa salientar que o Apple Pay utiliza a aplicação Passbook, que vem pré-instalada em todos os iPhones e iPads compatíveis.

Onde ficam armazenados os dados

Ao contrário dos sistemas rivais, como o Google Wallet, o Apple Pay não armazena informações do cartão ou do telefone, nos servidores da Apple (O Google Wallet armazena detalhes nos servidores do Google).

A chave para isso é a “tokenização”, que substitui elementos chave (de cartão de crédito ou números dos cartões de débito, neste caso) por diferentes dados gerados pelo banco. Isto permite que a Apple trabalhe de forma integrada com os sistemas de pagamento existentes, sem comprometer dados privados.

Como funciona a adição de novos cartões

Para adicionar um cartão ao Apple Pay, pode digitalizá-lo através da câmara do iPhone 6 ou introduzir o número do mesmo.

Importa salientar que se utilizar a câmara, a imagem não é guardada na aplicação da câmara ou na biblioteca de fotos do seu telefone, sendo enviada de forma encriptada.

O número do cartão da sua instituição bancária nunca é armazenados no seu telefone, ou nos servidores da Apple. Ao invés disso, o banco gera um número de conta para o dispositivo, que é armazenado com segurança no seu iPhone ou iPad – num chip separado do sistema operativo. Os conteúdos dos elementos de segurança nunca são copiados para a iCloud ou para qualquer outro lugar.

Quando adiciona um cartão, o banco solicita que faça uma verificação utilizando um sistema de autenticação de dois factores, que varia de acordo com o banco e tipo de cartão.

Posso ser vítima de uma fuga de dados?

O Apple Pay foi desenvolvido com uma série de sistemas de segurança para evitar que os dados caiam numa eventual fuga de dados – ou para evitar a utilização se determinais modificais em lojas que possam tentar apoderar-se das credenciais de pagamento dos utilizadores.

Para ativar o Apple Pay na loja, terá de colocar o dispositivo a poucos centímetros de um terminal e depois selecionar manualmente um cartão e activar o pagamento utilizando o código PIN ou o Touch ID. O sistema não pode fazer pagamentos sem este elemento manual.

Quando paga através do Apple Pay numa loja, não disponibiliza o seu número de cartão de crédito ou de débito. Ao invés disso, transmite o Número de Conta associado ao dispositivo e gerado pelo seu banco. Como o número está associado a um dispositivo em particular e a um cartão específico, não pode ser removido do seu smartphone ou tablet e utilizado por outra pessoa.

Pagamento em aplicações

O Apple Pay não está fechado ao próprio ecossistema comercial da Apple no iPhone – pode também fazer pagamentos dentro de aplicações de outras empresas de e-commerce. Starbucks, Stubhub, Ticketmaster e a Disney são algumas das empresas que já se inscreveram para utilizarem o Apple Pay.

applepaypaywithinapps

Tal como acontece com o pagamentos lojas, existem camadas extra de protecção para se protegerem os dados do cartão quando se faz compras – o dispositivo transmite o Número de Conta dos dispositivos, em vez do seu número de cartão.

As informações das transacções ficam registadas?

A Apple já afirmou que a privacidade é primordial no Apple Pay – e por esse facto, o sistema não armazena informações acerca de compras para fins publicitários, quer seja anonimamente ou não.

Os lucros para a Apple chegam através da taxa cobrada aos parceiros que participam neste sistema de pagamento, ao invés de se ganhar dinheiro com dados obtidos dos clientes.

O Apple Pay vai funcionar no Apple Watch?

Sim, o sistema de pagamento da Apple vai funcionar no Apple Watch e de uma forma muito simples, segundo o fabricante. Porém até à data, mais detalhes são desconhecidos.

Apple Watch at Colette store, Paris, France - 30 Sep 2014

Com que bancos funciona o Apple Pay?

Por enquanto, o Apple Pay funciona apenas com alguns bancos americanos e com alguns cartões de débito e crédito específicos.

Eis alguns deles:

American Express
Bank Of America
Capital One
Chase
Citi
Wells Fargo
Barclays
Navy Federal Credit Union
PNC
USAA
US Bank

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 × 2 =