A escolha de passwords por parte dos utilizadores, continua a representar um enorme risco de segurança, segundo um novo estudo.

Estes dados são apoiados pela Lista Anual das Piores Passwords, compilada pela SplashData e que tem como principal objetivo ajudar os utilizadores a adotarem passwords mais fortes.

Em termos gerais, revelou que as duas palavras-passe mais utilizadas são “123456” e “password”. Importa salientar que ambas, continuam no topo da lista desde que ela começou, ou seja, 2011. Na prática, isto significa que os utilizadores ainda não estão devidamente alertados para as questões relacionadas com a segurança online.

Porém, os utilizadores foram mais criativos no ano passado e tentaram utilizar palavras-passe de maior dimensão. O problema é que estas tentativas, não tornaram, em geral, as palavras-passe mais seguras. Em vez de usarem “123456”, muitos optaram por “1234567890”.

Todos os elementos sociais influenciam os utilizadores e isso está bem marcado em algumas das palavras-passe mais escolhidas em 2015. Com o lançamento da aguardada continuação do filme Star Wars, muitos começaram a usar “starwars”, “solo” e “princesa” como passwords.

Os desportos continuam também a serem muito populares entre os utilizadores. Palavras como “baseball” ou “football” continuam no TOP 10.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*