A Apple lançou hoje a versão 10.3 do iOS e inclui novas funcionalidades. Porém, mais do que abordar o que há de novo, importa destacar, neste caso, o que foi corrigido. É que a versão 10.3 corrige um bug no Safari que poderia levar os utilizadores a caírem num esquema em que teriam de pagar determinadas quantias de dinheiros a utilizadores mal intencionados.

A análise à vulnerabilidade refere que os criminosos poderiam mostrar uma janela de popup num ciclo aparentemente interminável, mas que afinal terminava numa página que se fazia passar como algo pertencente às autoridades. Nessa página, os utilizadores eram informados que haviam executado uma determina acção ilegal e que teriam de pagar uma multa.

A falha foi descoberta quando um utilizador foi conduzido ao site pay-police.com e perdeu o controlo do Safari. Essencialmente, os hackers previnem que os utilizadores acedam a qualquer função do browser até que o resgate seja pago.

 

Apesar do problema parecer ser grave, a solução é simples e se está a utilizar alguma versão anterior à 10,3, apenas terá de limpar a cache e o histórico para o resolver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*