A segurança na internet é, felizmente e cada vez mais, uma preocupação para quem a utiliza, quer seja por motivos profissionais ou por motivos de lazer.  A consciência para a gravidade das consequências de um potencial roubo de identidade leva a que, cada vez mais internautas invistam algum tempo na configuração de uma segunda forma de autenticação.

Então, o que é a autenticação de dois fatores?

Quando necessita de efetuar a autenticação uma página ou um serviço com utilizador e password, está perante um processo de autenticação de fator único ou, uma autenticação simples. Ao adicionar um segundo fator no processo de autenticação está, na teoria, a adicionar um nível extra de segurança para as suas contas. Isto não é propriamente novo e poderemos tomar como exemplo as entidades bancárias que, em determinadas operações feitas nas suas plataformas digitais, por vezes solicitam informação de um “cartão matriz”, como passo extra de segurança.

Mas então, é complicado de ativar e usar?!

A autenticação de dois fatores trás, efetivamente, mais segurança. Porém, dependendo da forma como é implementado pode ser um processo simples ou uma valente dor de cabeça! Tudo depende da sua paciência e do tempo que dispõe para adicionar um nível de segurança superior. A nossa recomendação é: ative e configure a autenticação de dois fatores sempre que possível!

Posto isto vamos dar uma ajuda a ativar e configurar algumas aplicações mais comuns. Hoje vamos dedicar-nos ao Google (onde se incluem todas as aplicações como o Gmail ou o Google Docs).

Antes de começar, convém referir que iremos utilizar a aplicação Google Authenticator, que existe tanto para Android como para iOS. Iremos usar como exemplo de instalação, a versão Android.

Assim, o primeiro passo é instalar o Google Authenticator que está disponível tanto na App Store como no Google Play.

Após isso, abrimos a aplicação e finalizamos a configuração com os nossos dados. Com este passo concluído, ficamos com a aplicação pronta para se começar a adicionar contas.

Vamos lá então iniciar a configuração:

Google Mail (GMAIL):

Para ativar outra forma de autenticação do GMAIL, vamos ao seguinte link: https://myaccount.google.com/security/signinoptions/two-step-verification
Aí, colocamos os dados da nossa conta e chegamos à página onde nos é dada uma breve informação sobre as vantagens e o funcionamento do processo.

autenticação de dois fatores

Carregamos em Começar e vamos ter à pagina de configuração de um número móvel de contacto. É para este número que irá ser enviado um código de verificação


Ao colocar o número de telefone, é-nos enviado um código de verificação do número

Ao colocar o código, apenas temos de carregar no Ativar, para que o processo fique concluído com sucesso


É-nos, então, apresentada uma página que nos dá algumas opções, entre elas, o Google Authenticator. Para tal, carregamos no link Configurar

Aqui temos a possibilidade de escolher qual o sistema operativo que pretendemos usar e, no nosso caso, escolhemos o Android


Seguidamente, é-nos gerado um QR Code e temos, também, toda a informação necessária para configurar a conta no Google Authenticator. Configurem primeiro a conta no Authenticator antes de carregarem no seguinte, já que, para finalizar o processo, necessitamos de um código gerado na aplicação!
Após se configurar uma conta no Google Authenticator, fazendo o scan barcode, é adicionada e passará a gerar os códigos automaticamente.


Deverá colocar o código gerado pela aplicação e terminar carregando no link Validar

Após validar, temos o processo concluído!

No final, a nossa conta deverá apresentar agora um novo método para uma segunda forma de autenticar

Vamos agora fazer o teste. Acedemos a https://gmail.google.com e colocamos o nosso utilizador e a nossa senha, como habitualmente. Seguidamente, teremos um novo passo, onde colocaremos o código gerado pela aplicação

Teste concluído com sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*