A Microsoft deixou de suportar oficialmente o Windows Vista. O que é que isto significa? Em termos práticos quer dizer que não vai lançar mais nenhuma correção nem atualização de segurança para este sistema operativo.

O Windows Vista apareceu em 2007 e rapidamente se tornou famoso por uma funcionalidade, denominada, UAC, ou dito por outras palavras, o Controlo das Contas dos Utilizadores. Esta funcionalidade foi adicionada a este sistema operativo para resolver algumas questões de segurança que tinham surgido no Windows XP, porém apesar de muito útil, incomodava demasiado os utilizadores devido aos constantes avisos de segurança.

Mas não foi só esta questão que causou algumas dores de cabeça aos utilizadores deste SO. O Vista introduziu a nova interface Aero que embora atrativa, era relativamente pesada e tornava o computador mais lento.

Talvez por estes fatores é que segundo dados da empresa StatCounter, recolhidos desde 2009, o número de utilizadores do Vista nunca ultrapassou o Windows XP e foi rapidamente ultrapassado quando surgiu o Windows 7.

Se por algum motivo ainda utlizam este sistema operativo deverão mudar rapidamente para o mais recente Windows 10, ou para outra versão, como o 7 ou o Windows 8.1. Porém, tenha em atenção que a versão 10 está mais leve e funciona muito bem, mesmo em computadores mais antigos, pelo que será sempre uma boa escolha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*