Ataque informático global pode custar à economia 53 mil milhões de dólares

0
23

A seguradora londrina Lloyd’s revelou à imprensa que um ataque informático à escala global pode custar tanto à economia global como um desastre natural devastador.

Segundo o jornal The Guardian, as perdas médias de um ataque informático deste género e que impede que os sistemas sejam utilizados estimam-se em cerca de 53 mil milhões de dólares.

No entanto, as seguradoras não conseguem dar uma estimativa específica devido à complexidade dos ataques informáticos e à falta de dados históricos. Apesar disto, afirmam que um cenário ainda mais catastrófico podia chegar facilmente aos 121 mil milhões de dólares.

O estudo de onde foram retiradas estas conclusões analisou os potenciais danos que poderiam ser desencadeados por um ataque a um provedor de serviços na cloud, um dos alvos mais prováveis destes ataques.

A Lloyd publicou este estudo dois meses depois do WannaCryptor se ter tornado global, com um custo estimado de 8 mil milhões de dólares.

O relatório assinala ainda que a industria que pelas suas caraterísticas está mais em risco é a financeira, seguida pelo software, tecnologia e hotelaria.

No campo das ameaças perigosas, os especialistas em segurança da ESET identificaram recentemente o Industroyer como uma ameaça de segurança elevada, especialmente ao nível dos sistemas de controlo industrial.

Artigos que vale a pena lerem:

Industroyer: A maior ameaça para sistemas industriais desde o Stuxnet

Responsáveis pelos sistemas de controlo industriais estão preocupados com a segurança… e com razão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*