Autenticação de Dois Fatores

Aqui está algo que não vemos com muita frequência: o criador de um determinado ransomware a fornecer a chave de desencriptação ao público sem cobrar nada. No entanto foi exatamente isto que aconteceu pela mão do criador do Petya. Graças a esta “bondade” os utilizadores que foram afetados por determinadas versões desta ameaça vão poder reaver os seus dados e os programadores vão ter a capacidade de criar desencriptadores que permitam tornar este processo mais simples.

No entanto ainda é cedo para começarem a sorrir devido a algumas questões. A primeira é que a maioria dos utilizadores afetados por estas versões do Petya tiveram de lidar com o problema o ano passado e como tal não já devem estar na posse dos dados encriptados. A segunda é que os criadores do Petya, um grupo denominado Janus Cybercrime Solutions, negou qualquer envolvimento com o NotPetya. Por esse motivo, pode não ser possível desencriptar os dados que foram atacados por essa ameaça.

Que versões estão abrangidas?

Se foram afetados pelo Petya que surge com uma caveira branca no fundo vermelho, caveira verde num fundo preto ou caveira amarela num fundo preto, a chave que foi disponibilizada vai sem dúvida ajudar-vos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*