“Mecânico” do malware Citadel apanha cinco anos de prisão

0
17

Um homem russo acusado de desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento do malware Citadel foi condenado a cinco anos de prisão.

Depois de se declarar culpado em março, Mark Vartanyan, de 29 anos, foi condenado por um juiz do tribunal estadual dos EUA em Atlanta. Vartanyan já cumpriu mais de dois anos numa prisão na Noruega, que segundo o juíz serão tidos em conta.

O software malicioso em causa foi utilizado para roubar informações financeiras pessoais e causou mais de 5 milhões de dólares em perdas. A acusação afirmou que esta ameaça infectou mais de 11 milhões de computadores em todo o mundo.

Embora Vartanyan, também conhecido como “Kolypto”, não tenho sido o autor do malware, contribuiu para o seu desenvolvimento entre 2012 e 2014, enquanto vivia na Noruega e na Ucrânia.

O procurador federal Steven Grimberg afirmou que: “Ele era, por falta de um termo melhor, o” mecânico “- ou seja, a pessoa que o tornou mais perigoso”.

A rápida cooperação de Vartanyan com o governo e a demonstração de remorso permitiram que acusação tenha solicitado uma pena de prisão de apenas cinco anos.

Lembramos que esta é a segunda pessoa a ser levada à justiça sobre Citadel, após a prisão de Dimitry Belorossov em 2015.

O malware nasceu em 2011 e foi comercializado em fóruns de língua russa frequentados por cibercriminosos, conforme relatado pela BBC.

Como parte da rede Citadel, um grupo de botnets roubou contas bancárias em 90 países através da instalação de um software keylogger em milhões de máquinas.

A Microsoft, juntamente com o FBI, separou uma parte da rede em 2013.

Richard Domingues Boscovich, da Unidade de Crimes Digitais da Microsoft, afirmou na altura que: “À semelhança de muitas investigações anteriores, esta revelou novamente como os criminosos se estão a adaptar e a evoluir os seus métodos de ataque para continuarem a infectar os computadores das vítimas.” Segundo ele, “a cooperação é a chave para se ganhar a luta contra o cibercrime”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*