Sabe reconhecer um e-mail de phishing? Faça o teste do Google

O Google publicou um teste para ajudar os utilizadores a reconhecerem e-mails maliciosos, que procuram enganá-los com o intuito de roubar informação pessoal e financeira.

O phishing é o golpe digital mais comum e continua na ordem do dia. Seguramente, todos, em algum momento, já recebemos um e-mail que nos tenta enganar e fazer crer que o conteúdo do e-mail é legítimo, quando a verdadeira intenção do mesmo é roubar a nossa informação pessoal ou financeira.

Os hackers por detrás de campanhas de phishing utilizam distintas técnicas de engenharia social que visam persuadir um indivíduo à realização de determinada ação que, muito provavelmente, vai convertê-lo numa vítima de um delito informático.

Assim, o Google publicou um teste sobre phishing para que os utilizadores avaliem a sua capacidade de reconhecer e-mails maliciosos. O teste foi lançado pela Jigsaw, uma incubadora tecnológica criada pela Google, e atualmente subsidiária da Alphabet Inc., e apresenta vários exemplos de técnicas comuns de phishing, como seja o URL de domínios que tentam fazer-se passar por endereços de e-mail reais e reconhecidos, entre outros exemplos.

De acordo com Justin Henk, Product Manager da Jigsaw, no blog da empresa, “o teste foi criado com base em exercícios com 10.000 jornalistas, ativistas e líderes políticos de todo o mundo, da Ucrãnia ao Equador”, e o objetivo é contribuir para que os utilizadores possam aprender a reconhecer estes e-mails fraudulentos.

Faça aqui o teste de phishing do Google.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

6 − 5 =