Nova extensão do Google Chrome alerta o utilizador quando a sua password é filtrada

A Google lançou uma nova extensão para o Chrome que avisa o utilizador quando a combinação de nome de utilizador e password inserida foi filtrada em sites que não são Google.

A Google lançou ontem uma nova extensão para o Chrome chamada Password Checkup, que avisa os utilizadores do browser quando as suas credenciais de acesso a um site forem expostas numa falha de segurança anterior. Como funciona? A ferramenta compara as credenciais que o utilizador insere com um banco de dados que contem mais de 4 mil milhões de credenciais que foram roubadas em falhas de segurança de dados que ocorreram anteriormente.

A extensão foi desenvolvida em conjunto com especialistas em encriptação da Universidade de Stanford de forma a garantir que a Google nunca irá reter o nome e password do utilizador. 

Este utilitário lançado pela Google na sua tentativa de contribuir para a segurança dos seus utilizadores junta-se a outras ações que vem tendo, nomeadamente a funcionalidade de gestor de passwords que sugere passwords únicas e fortes.

Para utilizadores de outros browsers, como é o caso do Firefox, existem alternativas semelhantes para alertar os utilizadores quando visitam um site que sofreu recentemente uma violação de dados, como o Firefox Monitor. Esta ferramenta usa o banco de dados do site Have I Been Pwned, que tem mais de 6.400 milhões de contas filtradas, entre elas, aquelas que constituem a Collection# 1, que veio a público nas últimas semanas.

Outra alternativa semelhante que também tem uma extensão para o Chrome é a que o HackNotice lançou no ano passado, que informa o utilizador quando os seus dados foram filtrados numa violação.

Finalmente, mais um serviço útil que nunca é demais relembrar, o Identity Leak Checker, do instituto alemão Hasso Plattner, que conta com uma ampla e detalhada base de dados de informações pessoais filtradas em diferentes falhas de segurança e permite que os utilizadores coloquem os seus endereços de e-mail para receber um relatório detalhado dos dados filtrados associados a esse e-mail.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

two × five =