FBI divulga chave para desencriptar o ransomware GandCrab

O FBI publicou a chave de desencriptação para as versões 4, 5, 5.0.4, 5.1 e 5.2 do ransomware GandCrab.

O FBI (Federal Bureau of Investigation) publicou, na semana passada, as chaves para as versões 4, 5, 5.0.4, 5.1 e 5.2 do ransomware GandCrab – uma família que teve um rápido crescimento desde que surgiu no início de 2018 e que se posicionou entre as famílias de ransomware mais detetadas em poucos meses, com muitas vítimas na América Latina.

A chave pode ser usada para o desenvolvimento de ferramentas de desencriptação permitindo às vítimas de ransomware a recuperação dos seus ficheiros sequestrados.

No início de junho, os criminosos por trás do GandCrab, uma ameaça que distribuía um Ransomware as a Service (RaaS), anunciaram que deixariam de operar. Além disso, em declaração, os operadores do malware alertaram ainda as vítimas de que, se não realizassem o pagamento correspondente, não conseguiriam recuperar seus arquivos, pois a chave seria eliminada.

Apesar disso, duas semanas após o anúncio realizado pelos criminosos responsáveis pelo GandCrab, o FBI, juntamente com as agências de segurança de oito países europeus, Europol e BitDefender, publicaram uma ferramenta de desencriptação para todas as versões do ransomware.  Aceda aqui à chave.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 × 2 =