Como criar uma password forte?

Quase tudo o que fazemos online exige um login, e todos os logins requerem algum tipo de autenticação para verificar se somos quem dizemos ser. Como tal, as passwords devem ser tão únicas (e complexas) como qualquer pessoa! Aqui estão algumas dicas:

USE passwords longas e frases secretas

As passwords deveriam ter pelo menos 8 caracteres, mas o importante mesmo é que consiga lembrar-se delas. Verifique também se a sua password não foi exposta a uma violação de dados em https://haveibeenpwned.com/Passwords

USE frases únicas e caracteres especiais

Uma frase curta que consista em 30 ou mais caracteres (talvez com alguns números, letras maiúsculas e pontuação) que você consiga lembrar-se é muito melhor do que uma palavra de 8 caracteres com substituições comuns (como ‘3’ para a letra ‘e’), por exemplo.

USE um gestor de passwords (gratuito ou pago)

Um gestor de passwords pode ser útil para criar, armazenar, gerir e lembrar senhas fortes e exclusivas para os seus vários logins de dispositivos, sistemas e aplicações. Também pode ajudar a eliminar a prática ainda comum de escrever passwords em documentos ou post-its.

USE passwords que consiga lembrar-se

Passwords excessivamente complexas e completamente aleatórias, difíceis de lembrar, podem na verdade ser contraproducentes e tornar a sua conta menos segura, pois tendem a levar a práticas inadequadas, como anotar passwords e usar as mesmas passwords em diferentes contas pessoais e profissionais.

USE autenticação multifator (MFA)

Quando possível, o MFA deve ser ativado nas suas contas, em vez de, ou para além de, passwords. O MFA incorpora dois ou mais fatores de autenticação (“algo que você sabe”, como o seu nome de utilizador e/ ou password, e “algo que você tem”, como um token de hardware ou software ou um smartphone). Quando faz login numa conta MFA, um código único é gerado e enviado através de SMS para o seu smartphone. O código pode ser usado apenas uma vez e apenas dentro de um período limitado de tempo (normalmente entre um a cinco minutos). Isso torna extremamente difícil para um hacker intercetar o seu código e usá-lo para fazer login na sua conta sem o seu conhecimento e antes que o código expire.

NÃO use a mesma password duas vezes, independentemente de quão boa seja

Se a sua password for comprometida num único lugar (por exemplo, a sua conta de e-mail pessoal do Yahoo!), os hackers tentarão usar essas mesmas credenciais em outros locais (como seja a sua conta bancária on-line).

NÃO partilhe as suas passwords com ninguém… nunca!

As suas passwords são sagradas, jamais partilhe as mesmas com quem quer que seja.

NÃO utilize palavras comuns do dicionário

Os programas automatizados de cracking facilitam a descoberta de passwords – incluindo idiomas estrangeiros e termos médicos, legais ou de engenharia. Evite ainda caracteres repetitivos (por exemplo, ‘aaaa’), caracteres sequenciais (por exemplo, ‘1234’) e padrões reconhecíveis (por exemplo, ‘qwerty’).

NÃO use informações pessoais na sua password

As redes sociais permitem mais que nunca que um hacker fique a saber detalhes pessoais de qualquer pessoa – incluindo o seu nome do meio, data de nascimento, endereço, escola, nome do cônjuge ou filho e o que você fez no verão passado!

in Proteção de Dados para Pequenas e Médias Empresas (ESET)

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

11 + 10 =