Foi notificado para efectuar um pagamento por conduta ilegal on-line? Muita atenção!

Uma ameaça que está a circular na Internet visa extorquir dinheiro aos cibernautas indicando que os mesmo acederam a sites de sites de conteúdo pornográfico, pedofilia, entre outros, condenando-os a pagar 100 Euros pela infracção.

Esta tentativa de burla informática, já denunciada na página oficial da PSP, opera de um modo inovador em relação às ameaças mais comuns. Nomeadamente, quando o utilizador se liga a um determinado endereço a partir de locais ou países diferentes, apresenta versões adaptadas. Assim, se numa fase inicial existiam predominantemente duas, uma alemã com o nome “BundesPolizei” e outra inglesa “Police Central e-crime Unit”, surgiu também uma portuguesa que utiliza o nome da PSP.

Esta ameaça assemelha-se a uma variante do vírus Win32/LockScreen que é detectado pelas soluções da ESET.

Os vectores de infecção variam, sendo que normalmente são utilizadas técnicas de engenharia social e BlackHat SEO.

O troiano bloqueia o ecrã e mostra algumas informações que forçam o utilizador a realizar um pagamento e a introduzir o código que promete retirar este aviso do computador. Este modus operandi é bastante comum para esta família de infecções.

As diferentes variantes que circulam na Web diferente essencialmente pelo modo como é feito o bloqueio do ecrã. Algumas das mais sofisticadas desabilitam a combinação de teclas Alt+F4, Ctrl+Alt+Del, terminam a execução do gestor de tarefas e bloqueiam algumas funções do teclado e rato. Outras, mais eficazes, invalidam ainda a remoção desta infecção em modo de segurança.

O método como o código de desbloqueio está incluído no vírus também varia. Enquanto que em determinadas variantes o código vem incluído sem qualquer tipo de encriptação, noutras são utilizadas técnicas avançadas de encriptação.

2 COMENTÁRIOS

  1. Tenho um computador com uma variante deste vírus, será que consigo instalar uma solução eset em modo de segurança de forma a apagar o vírus? O vírus está numa variante Francesa. Agradecia uma resposta. Obrigado.

  2. Também apanhei este virus num e-mail que me enviaram. Preciso da vossa ajuda para me livrar do mesmo. Algúem sabe?

    Bloqueou-me por completo o acesso à conta, sendo que só posso aceder por outra conta.

    Além disso, não consigo apagar nada, nem mesmo a conta.

    Alguém me ajude

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

1 + seven =