Os esquemas no Facebook que deve evitar

A rede social criada por Mark Zuckerberg a que muitos de nós acedemos numa base diária, tem visto o número de utilizadores aumentar a cada dia que passa. Quem gosta de esquemas, adora multidões e por esse motivo o Facebook pode ser um local perigoso, para quem faz uma navegação despreocupada e sem cumprir algumas regras básicas. Importa salientar que muitos dos esquemas presentes no Facebook, passam por tentativas de obtenção do nome de utilizar e palavra-passe e também por questionários e ofertas que de fidedignas não têm nada.

Se acompanha o nosso blog, sabe certamente que os esquemas são muitos e variados e contribuem recorrentemente para espalhar vírus e outro malware. É por esse motivo que lembramos frequentemente a importância de manter o seu antivírus actualizado. Mas para alem deste facto existem ainda outras regras a ter em conta e que podem fazer a diferença no que diz respeito à sua segurança on-line. Para o ajudar a navegar de um modo mais seguro, preparámos uma pequena lista de conselhos para si.

Aplicações relacionadas com perfis

Estes esquemas prometem revelar-lhe quem andou a ver o seu perfil ou o bloqueou. NENHUMA destas aplicações funciona. O Facebook não permite que os programadores tenham acesso a estes dados, ou às instruções necessárias para o desenvolvimento deste tipo de aplicações.

iPads e iPhones grátis

Não se deixe enganar por estas mensagens que afirmam que pode testar e manter um iPad ou iPhone.

Créditos no Facebook para jogadores

Este esquema destina-se aos utilizadores que usam principalmente o Facebook para jogar. Os créditos são usados para comprar itens no Farmville, Cityville, etc. Sendo que os créditos custam dinheiro e são eles que alimentam na grande maioria as empresas que desenvolvem os jogos, não espere receber muitos à borla.

Prendas grátis

Já diz o ditado, se parece muito bom para ser verdade… Encontramos diversos esquemas no Facebook relacionados com prendas e todo o tipo de ofertas que envolvem o preenchimento de questionários e o fornecimento do seu endereço de e-mail. Leia muito bem nas entrelinhas, porque pode estar prestes a tornar-se numa vítima de spam.

Notícias Bombásticas

Sempre que se dá algum acontecimento no mundo de enormes proporções, os cibercriminosos aproveitam-se deste facto. Vamos recordar a morte de Bin Laden. Logo após a ocorrência, a ESET detectou um aumento imediato na propagação de malware após as declarações do Presidente dos Estados Unidos, Barak Obama Como era esperado, o código malicioso começou a propagar-se rapidamente através de diferentes técnicas de engenharia social, aproveitando-se da importância mundial da notícia.

Uma das primeiras formas de ameaça começou por ser detectada nos fóruns de conversação a que milhares de cibernautas recorrem diariamente onde se podiam ler mensagens que convidavam os utilizadores a visualizarem uma alegada fotografia de Bin Laden enforcado.

Notícias Falsas sobre celebridades

Notícias e boatos fazem parte do dia a dia do Facebook. O problema por vezes, é que as informações são totalmente falsas. Por esse motivo, é preciso muito cuidado com os sítios onde se dá um clique. Todos nos recordamos da notícia que circulou no Facebook em meados do Natal onde se afirmava que Jon Bon Jovi tinha falecido e que obrigou o mesmo a colocar uma foto nesta rede social, para mostrar que se encontrava bem.

Estes esquemas alastram-se rapidamente quer por partilhas, quer por gostos chegando e infectando rapidamente diversos utilizadores. Por esse motivo tenha muito cuidado nas suas navegações.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

eleven − two =