Cada mês tem as suas particularidades no que diz respeito ao cibercrime. Nas próximas linhas dizemos-lhe quais as ameaças que estiveram mais activas no mês de Janeiro.
1. HTML/ScrInject.B
Posição anterior: 1
Percentagem de detecção: 4.98%
Designação dada à detecção genérica de páginas HTML que contêm um script escondido ou tags IFRAME maliciosas que redireccionam o utilizador para o download de malware.
2. INF/Autorun
Posição anterior: 2
Percentagem de detecção: 4.41%
Esta designação é utilizada para descrever o malware que utiliza o ficheiro autorun.inf. Este ficheiro contém informações acerca de como as aplicações devem actuar quando se acede a um dispositivo amovível (pen drive ou similar) a partir de um computador com sistema operativo Windows. A ESTE identifica este tipo de malware usando métodos heurísticos avançados.
3. HTML/Iframe.B
Posição anterior: 3
Percentagem de detecção: 2.74%
O vírus HTML/Iframe.B.Gen consiste em tags IFRAME maliciosas colocadas em páginas HTML que redireccionam o utilizador para um determinado endereço on-line com software malicioso.
4. Win32/Conficker
Posição anterior: 4
Percentagem de detecção: 2.01%
O Win32/Conficker é um worm de rede que originalmente se propagava utilizando uma vulnerabilidade no sistema operativo Windows. Esta vulnerabilidade está presente no subsistema RPC e pode ser explorada remotamente pelo cibercriminoso, mesmo que não possua qualquer tipo de credenciais de acesso válidas. Dependendo da variante, pode espalhar-se também através de pastas partilhadas não seguras e por dispositivos amovíveis.
5. Win32/Dorkbot
Posição anterior: 5
Percentagem de detecção: 1.31%
O Win32/Dorkbot.A é um worm que se espalha através de dispositivos amovíveis. Contém uma backdoor que lhe permite ser controlado remotamente. Este malware armazena os nomes de utilizador e palavras passe quando o utilizador acede a determinados sites. Posteriormente envia os dados recolhidos para uma máquina que se encontra numa localização remota.
6. Win32/Autoit
Posição anterior: 6
Percentagem de detecção: 1.08%
O Win32/Autoit é um worm que se espalha através de dispositivos amovíveis e algumas das suas variantes podem também utilizar o MSN para esse efeito. Pode também chegar ao computador como um ficheiro descarregado a partir de um site na Internet. Quando chega ao computador procura por todos os ficheiros executáveis e substitui-os por uma cópia da infecção. Assim que é executado, este ficheiro descarrega ameaças adicionais ou variantes a partir da Internet.
7. JS/TrojanDownloader.Iframe.NKE
Posição anterior: 8
Percentagem de detecção: 0.96%
Este malware consiste num troiano que redirecciona o browser para um endereço especifico que contem código malicioso. Normalmente a infecção está presente no código das páginas HTML.
8. Win32/Sality
Posição anterior: 7
Percentagem de detecção: 0.92%
O Sality é um ficheiro de infecção polimórfico. Quando entra no sistema inicia um serviço e cria ou apaga chaves de registo relacionadas com aplicações de segurança que estão presentes no sistema. Assim assegura a sua execução automática sempre que o sistema é reiniciado.
9. JS/Iframe.AS
Posição anterior: 12
Percentagem de detecção: 0.70%
O JS/Iframe.AS é um troiano que redirecciona o browser para um endereço especifico carregado de software malicioso. O código de malware está normalmente embutido nas paginas HTML.
10. Win32/Spy.Ursnif
Posição anterior: 10
Percentagem de detecção: 0.70%
Consiste num spyware que rouba informações do computador infectado e as envia para uma localização remota, criando ainda uma conta de utilizador escondida para permitir comunicações por Remote Desktop.