Se é um visitante assíduo do nosso blog então sabe que com muita frequência surgem esquemas nas redes sociais (e não só) que atraem os cibernautas com tópicos “quentes” que rapidamente lhes chamam à atenção. Agora, quais os temas que mais cativam os utilizadores? A ESET Irlanda encomendou um estudo que tem como principal objectivo responder a esta questão.
Se parece muito bom para ser verdade, provavelmente é. Avisamos recorrentemente os nossos utilizadores para terem cuidado com diversas ofertas que chegam por e-mail, especialmente com preços astronomicamente baixos. Para uma em cada três mulheres, a vontade de comprar ultrapassa o senso comum, pelo menos na Irlanda.
Veja o gráfico das principais conclusões:
No estudo foi perguntado aos utilizadores se dariam um clique numa ligação que lhes parecesse suspeita embora atractiva, sendo que metade afirmou que não iria cair nessa tentação. Contudo, a outra metade que iria cair, revelou dados adicionais muito interessantes, mesmo no que diz respeito à diferença entre os hábitos de navegação entre homens e mulheres.
O estudo concluiu que a natureza curiosa das mulheres pode expô-las a mais perigos do que no caso dos homens.
No que diz respeito a ofertas de super poupança, apenas um quarto dos homens inquiridos iriam dar um clique, comparativamente a uma em cada três mulheres.
Contudo os papeis invertem-se no que concerne à realização de downloads. Cerca de 23% dos homens afirmaram fazerem downloads enquanto apenas 12% das mulheres descarregam musica, filmes ou jogos de computador a partir de sites suspeitos que poderão causar infecções aos utilizadores.
As noticias sobre acidentes e catástrofes são igualmente atractivas para homens e mulheres, cativando 25% dos cibernautas inquiridos.
Porém a Irlanda apresenta um aspecto curioso comparativamente ao resto do mundo, nomeadamente o pouco interesse pela vida das celebridades. Apenas 12% dos inquiridos se sentiriam sentidos a dar um clique em notícias ou fotos de celebridades.
Fonte: ESET Irlanda