Proteja os seus dados pessoais das aplicações utilizadas pelos seus amigos no Facebook

As pessoas no Facebook que podem ver a sua informação também podem levá-la consigo quando utilizam aplicações. Se por um lado e de acordo com o Facebook isto pode tornar a experiencia de utilização mais social, por outro dá origem a alguns problemas alusivos à privacidade. Mas afinal o que significa isto? Vamos dar um exemplo para tornarmos esta questão um pouco mais clara.

Nós enquanto utilizadores do Facebook temos um amigo que se chama “Pedro”. O “Pedro” tem visível apenas para nós, grandes amigos, diversos dados como biografia, data de nascimento, família e relacionamentos, vídeos, as fotos de férias, a formação e trabalho, as notas, a actividade em aplicações, entre outros detalhes. Ora se nós instalarmos uma aplicação, vamos esta a dar ao criador da mesma, não só o acesso às nossas informações, mas também às informações do “Pedro” que estão visíveis para nós.

Existem duas formas de resolver esta questão. A primeira passa pelo utilizador desactivar todas as aplicações o que pode ser muito radical para a maioria dos cibernautas que utilizam o Facebook.

A segunda é talvez a mais moderada e irá impedir que os nossos amigos cedam as nossas informações aos criadores das aplicações. Para a configurar proceda da seguinte forma:

1. Clique na seta localizada no canto superior direito ao lado de página inicial e escolha a opção definições de privacidade, conforme mostrado na imagem abaixo.

 2. Agora à frente de Aplicações e Sites dê um clique em Editar Definições.

3. Na nova janela que surgir irá verificar a existência de uma opção que diz “Como as pessoas levam a tua informação para as aplicações que utilizam”. À frente dessa opção clique em Editar Definições.

4. Agora deverá tirar o visto de todos os aspectos alusivos à sua privacidade a que não pretende que os criadores das aplicações tenham acesso. Assim que o processo estiver concluído clique em Guardar Aplicações.

Ao realizar os passos que indicámos neste pequeno tutorial, está agora um pouco mais protegido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

14 − eight =