Dicas essenciais para manter os dispositivos móveis seguros

De acordo com um estudo conduzido pela ESET, em parceria com a Harris Interactive, uma em cada dez pessoas, já ficou sem um dispositivo móvel por roubo ou perda, significando que contactos, fotografias, documentos e outras informações confidenciais podem estar a circular livremente na Internet.

Para dar resposta a este problema juntámos cinco dicas que poderão ajudar os utilizadores a estarem mais preparados e protegidos, para estas eventualidades.

iPhone-5-vs-Galaxy-S321

1. Proteja os dispositivos por palavra-passe

Embora possa ser uma medida aparentemente óbvia, muitos utilizadores não colocam uma palavra-passe que impeça o acesso não autorizado aos seus dispositivos, quer se tratem de smartphones, computadores ou tablets. É algo simples de fazer e pode evitar grandes dores de cabeça.

Android

Se estiver num sistema Android deverá deslocar-se às definições do sistema e posteriormente localizar a opção segurança. Aí carregue em bloqueio de ecrã e escolha a opção pin ou palavra-passe, conforme for mais conveniente e introduza-as para activar. Depois da introdução terá de confirmar e dar um clique em avançar. A partir deste momento quem não souber o pin ou a palavra-passe não poderá aceder aos seus contactos, mensagens, fotografias, entre outras informações.

iPhone / Ipad

Se estiver no iOS vá a definições, depois a geral e localize a opção bloqueio por código. Active-a introduzindo o código que pretende atribuir ao dispositivo para aceder ao sistema. Confirme-o e a partir desse momento, passa a ser necessário introduzir um pin para utilizar o iPhone ou o iPad.

2. Crie cópias de segurança

As cópias de segurança são algo que praticamente todos os utilizadores sabem que devem fazer, mas poucos passam da teoria à prática.

Android

A primeira coisa que deve fazer é assegurar-se que tem as cópias de segurança activadas. Para isso basta ir a definições e posteriormente aceder a cópia de segurança e reposição. Aí verifique se tem um visto em Fazer uma cópia de segurança. Esta cópia de segurança funciona ao nível do próprio Google. Para além disso, existem ainda aplicações adicionais que podem ajudar. Um bom exemplo passa pelo Master Backup que está disponível em https://play.google.com/store/apps/details?id=com.BackMaster. É grátis e permite fazer uma cópia de segurança de praticamente todas as informações localizadas no telefone para o cartão SD.

iPhone / iPad

O iTunes é a ferramenta essencial para fazer uma cópia total de todos os dados contidos no seu iPhone ou iPad. Tudo é tão simples como ligar o dispositivo ao computador e posteriormente no iTunes dar um clique no canto superior direito na opção iPhone ou iPad e posteriormente no separador sumário, escolher a opção Efectuar cópia de segurança agora. Não se esqueça de seleccionar o local de destino, nomeadamente, iCloud ou para o computador.

3. Utilize software de localização

Recuperar o seu dispositivo não é de todo impossível, especialmente se conseguir comunicar com ele de forma remota. A ESET possui, para sistemas Android, uma aplicação denominada ESET Mobile Security que permite bloquear remotamente o telemóvel para impedir o acesso não autorizado aos dados e ainda localizá-lo remotamente.

4. Tenha os seus dispositivos debaixo de olho

Não deixe os seus dispositivos sem vigilância em locais públicos. Deixá-los em cima de uma mesa, no carro, no aeroporto ou num restaurante, mesmo que seja por alguns segundos, é pedir que os roubem. No estudo ESET / Harris Interactive, concluiu-se que um em cada cinco dispositivos foram furtados no carro e 12% em transportes públicos.

5. Utilize palavras-passe seguras

As palavras-passe embora fáceis de definir, são uma dor de cabeça para muitos cibernautas, dado que a utilização de uma expressão muito simples pode ser uma porta de entrada para muitos utilizadores mal intencionados e colocar em risco o seu e-mail, os seus dados pessoais e até contas bancárias. Para estar protegido com maior eficácia deverá utilizador diferentes classes de caracteres, como por exemplo, letras e números, escolher palavras e assuntos dos quais fala pouco e separar duas palavras por símbolos e números.

A ESET disponibiliza duas aplicações que o podem ajudar a estar mais protegido, quer no que diz respeito ao seu computador portátil, quer no caso do smartphone ou tablet Android.

Protecção para Portátil – ESET Smart Security

O sistema Anti-Roubo auxilia os utilizadores a localizarem os seus portáteis em falta, sendo possível a monitorização das actividades realizadas nos dispositivos. Tira fotografias a quem está na posse indevida do computador, através da câmara integrada, recolhe capturas de ecrã e indica num mapa onde o computador se encontra, utilizando para o efeito os dados recolhidos nas redes Wi-Fi que se encontram na área. Os dados recolhidos podem ser acedidos com facilidade em http://my.eset.com.

Mais informações em http://www.eset.com/pt/home/products/smart-security/

Protecção para dispositivos Android – ESET Mobile Security

Protege todos os vectores do seu smartphone e combina a detecção robusta do nosso motor de análise com antispam avançado e funcionalidades antifurto para proteção em tempo real esteja onde estiver.

Mais informações em http://www.eset.com/pt/home/products/mobile-security/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × four =