Navegue com mais segurança fora de casa

Para estar mais seguro quando utiliza o seu computador portátil ou tablet em redes Wi-Fi preparámos um conjunto de cinco dicas que o irão certamente ajudar.

Man_in_cafe_using_laptop-623x432

1. Se não vai utilizar a Internet talvez seja boa ideia desligar por completo a conectividade Wi-Fi. Deste modo certifica-se que nenhum utilizador mal intencionado conseguirá aceder remotamente ao seu dispositivo. Isto é algo simples de fazer no menu Definições de diversos dispositivos móveis como iPad, Tablets Android, Smartphones e Computadores.

2. Não ceda à tentação de se ligar a qualquer rede Wi-Fi que surja como pública ou grátis na lista de redes disponíveis, a menos que saiba que é legítima. Muitos cibercriminosos conseguem montar com facilidade um ponto de acesso que pode ser usado para deitar a mão aos seus dados pessoais, informações bancárias, entre outras.

3. Independentemente de onde se ligar, a menos que o seu dispositivo revele que a ligação Wi-Fi que está a usar é segura e encriptada, tudo aquilo que enviar poderá ser facilmente acedido por parte de utilizadores mal-intencionados, sejam palavras-passe ou emails.

4. Se estiver ligado a uma rede não encriptada ou desconhecida, evite fazer no seu dispositivo algo que não queria que outras pessoas vissem. Não aceda à sua conta bancária, não faça compras on-line e nem visualize informações confidenciais da sua empresa. Não utilize o email a menos que seja através de uma ligação https. Ou seja, leia apenas notícias ou navegue por sites de entretenimento.

5. Mas claro que a grande maioria das pessoas prefere trabalhar em mobilidade e é aí que entram as VPN ou dito de outro modo a Virtual Private Network. Essencialmente disponibiliza um túnel seguro encriptado entre a Internet e o seu dispositivo. O tráfego enviado por uma ligação VPN mantêm-se isolado de outros computadores que se encontrem ligados na mesma rede. Para os utilizadores domésticos, os clientes VPN podem ser instalados com facilidade em computadores Windows e Mac.

6. Em último, mas não menos importante, certifique-se que tem um antivírus eficaz instalado no seu computador ou dispositivo móvel. Para além de detectar ameaças emergentes, as soluções mais completas vêm com uma firewall pessoal que adiciona aos dispositivos uma camada extra de protecção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

3 + three =