Novo malware para Mac faz-se passar por codec vídeo

Se tem um Mac e costuma procurar por trailers de filmes na Internet, faça-o com cuidado uma vez que foi criada uma variante perigosa de malware, adaptada a partir do Windows, e que afecta sistemas OSX levando os utilizadores a descarregarem um novo codec vídeo, que na realidade é uma ameaça para o computador.

trojan-mac-623x386

Se o utilizador der um clique no Play nesses sites, irá aparecer uma mensagem semelhante à apresentada na imagem abaixo.

01

O utilizador, ávido por ver o filme, será informado de que o codec está em falta e terá de instalar o pacote de codecs necessário para que possa visualizar o trailer.

02

Embora a página de instalação dos codecs tenha algumas imprecisões, como o facto de por exemplo estarmos num sistema Mac e aparentemente os codecs só serem compatíveis com sistema Windows, parece ser fidedigna e é por este motivo que alguns utilizadores dão um clique no botão de instalar. O resultado desta acção é a instalação “não autorizada” de um plug-in ou extensão chamada “Yontoo” que corre nos browsers mais populares como o Safari, Chrome e Firefox.

A partir do momento em que ela estiver a correr irá ser “bombardeado” com diversos anúncios e redireccionamentos injectados em páginas fidedignas.

Por este motivo tenha muita atenção nas suas navegações.

O ESET CyberSecurity para Mac detecta esta ameaça como OSX/Adware.Yontoo e Win32/Adware.Yontoo respectivamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 × 4 =