Até os administradores de sistemas reutilizam as palavras-passe

A questão “quem vigia os vigilantes” parece também adequar-se ao mundo da segurança informática, especialmente se considerarmos um estudo recente que concluiu que os profissionais de segurança informática podem ter hábitos pouco seguros.

A estatística chega de uma importante conferência que teve lugar em São Francisco, Estados Unidos, em Março deste ano e onde se concluiu que 81% dos profissionais de TI reutilizam as suas palavras-passe em múltiplas aplicações, ignorando uma das melhores práticas de segurança – e provavelmente contradizendo os conselhos que dão a outras pessoas.

backdoor

O estudo efectuado com a participação dos 198 espectadores desta conferência foi realizado pela Ping Identity, uma empresa de gestão de identidade baseada na cloud.

A pesquisa concluiu ainda que os profissionais de segurança estão na maioria das vezes em mobilidade – escolhendo tablets ao invés de PCs, ligando-se para trabalhar em aplicações a partir das mais diversas localizações, desde clubes nocturnos, barcos, parques de diversões, entre outros. Até a casa de banho foi referida por 21% dos inquiridos.

Cerca de metade – 49% dos entrevistados – afirmaram que já se ligaram a uma aplicação de trabalho a partir de um dispositivo móvel, mais de 10 vezes por dia. Um número similar – 45% – afirmaram que preferiram utilizar um tablet em vez de um PC.

“Os dados revelam que a força de trabalho móvel está para ficar, mas até aqueles mais preocupados com a segurança não dão total atenção às regras mais elementares”, afirmou Roger Oberg, Ping Identity’s VP of Marketing and Product Management.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

twenty + 20 =