Grupo de Hacktivistas tentou apoderar-se do domínio facebook.com

Na Quarta-feira, 5 de Fevereiro, o grupo auto-denominado Syrian Electronic Army (SEA) afirmou ter ganho controlo sobre o domínio facebook.com.  Contudo, às 02:00 da manhã (dia 6) o Facebook tinha ganho novamente controlo do seu domínio.

O que aconteceu?

Aparentemente, a SEA conseguiu aceder ao registo de domínio facebook.com no painel de controlo MarkMonitor. A MarkMonitor é uma reputada empresa de gestão online e de domínios que oferece um portal ‘reforçado’ aos seus clientes, incluindo as maiores empresas do mundo.

O grupo de hacking publicou provas dos seus ataques na forma de imagens. Porém, enquanto parecia terem tido sucesso por um breve período de tempo, não demorou muito até que a Reuters tenha anunciado a recuperação do controlo por parte do MarkMonitor.

O que devo fazer?

Neste momento, a resposta é nada. Segundo o que sabemos o Facebook está novamente em controlo do domínio www.facebook.com.

Qual a preocupação?

Se um grupo de cibercriminosos se apoderar de um domínio desta forma, será possível dirigir tráfego do site legítimo para outro que poderá ter propósitos maliciosos, como coleccionar informações privadas ou infectar os utilizadores com malware.

Outra questão é que actividades ilegais, como este ataque, são raramente punidas, o que significa que existe pouco risco para os agressores.

Como é que as organizações se podem proteger?

Escolher um bom provedor e gestor de domínios á a forma mais eficaz. Na realidade, esta é a única forma de protecção neste momento. Importa salientar que este incidente chegou às notícias, não só porque todas as pessoas conhecem o Facebook, mas também porque o MarkMonitor destaca-se como uma empresa que oferece registos de uma forma segura. Entretanto aguardamos os relatórios acerca do que realmente aconteceu neste caso. De qualquer modo, o MarkMonitor reagiu a este ataque rapidamente e de forma responsável.

O que é a SEA?

SEA significa Syrian Electronic Army, ou Exército Electrónico da Síria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

two × 3 =