Operação “cibercriminosa” a nível mundial (Operação Windigo) já faz vítimas em Portugal

A operação “cibercriminosa” a nível mundial “Operação Windigo” detectada pela ESET e que já rendeu o controlo de 25.000 servidores em todo o mundo, já está a fazer vítimas em Portugal, onde foram detectados mais de 200 servidores infectados. Estatisticamente podemos considerar que 4000 computadores podem estar a ser infectados diariamente, totalizando 124 mil num mês.

O conjunto de componentes sofisticados deste malware tem como principal objectivo penetrar nos servidores, infectar os computadores que os visitam e roubarem informações confidenciais.

Na lista de vitimas da operação Windigo já se encontram os famosos cPanel and kernel.org.

“O Windigo foi ganhando força e em grande parte foi passando despercebido durante cerca de dois anos e meio, controlando actualmente mais de 10.000 servidores”, afirma o investigador de segurança da ESET, Marc-Étienne Léveillé. “Mais de 35 milhões de mensagens falsas de correio electrónico estão a ser enviadas todos os dias para as caixas de correio de utilizadores inocentes, entupindo as mesmas e colocando os computadores em risco. Em paralelo, a cada dia que passa, mais de meio milhão de computadores estão em perigo pelo facto dos utilizadores visitarem páginas que se encontram alojadas em servidores infectados por este malware e que os redireccionam para sites de publicidade e kits de exploits”.

Curiosamente, embora os utilizadores com sistemas operativos Windows sejam infectados através de páginas com kits de exploits, os utilizadores Mac são apenas bombardeados com publicidade, ou redireccionados para sites pornográficos, no caso de estarem a navegar num iPhone.

Mais de 60% dos sites em todo o mundo estão alojados em servidores Linux, sendo que os investigadores da ESET estão a apelar aos webmasters e administradores de sistemas para que verifiquem os servidores e computadores.

Para saber se um servidor está infectado deverá executar o seguinte comando:

$ ssh -G 2>&1 | grep -e illegal -e unknown > /dev/null && echo “sistema limpo” || echo “sistema infectado”

Se os responsáveis de TI descobrirem que os seus sistemas estão infectados, deverão limpar de imediato os computadores infectados e reinstalar o sistema operativo e software. É essencial que as palavras-passe que eram utilizadas sejam mudadas, uma vez que deverão estar comprometidas.

Mais informações podem ser encontradas no documento técnico disponível em http://www.welivesecurity.com/wp-content/uploads/2014/03/operation_windigo.pdf

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

seven + 6 =