5 dicas para proteger os computadores com Windows XP, depois de hoje

Como certamente sabe, a Microsoft deixa hoje de fornecer actualizações de segurança para o Windows XP. Se neste momento não tem computador para correr outro sistema operativo e pretende manter-se fiel ao Windows XP, preparámos um conjunto de dicas que o vão ajudar a manter o seu computador seguro:

1. A primeira coisa que deverá fazer é realizar com frequência cópias de segurança dos seus ficheiros e testar se as mesmas estão a funcionar com eficácia efectuando restauros, de preferência num computador diferente. Isto ajuda a garantir que, no caso de uma catástrofe, possa ter acesso às informações vitais presentes no seu computador. As cópias de segurança são fundamentais para estar prevenido em todos os momentos e não é algo para se pensar apenas quando ocorre uma infecção por vírus, um incêndio ou outra calamidade.

2. O próximo passo é verificar se o seu Windows XP está actualizado. Embora a Microsoft deixe de disponibilizar hoje novas atualizações para o Windows XP, todas as correcções anteriores a esta data estarão disponíveis e deverão ser sempre efectuadas. Isto também se aplica aos controladores dos dispositivos, vulgos, drivers. Verifique com frequência o Microsoft Windows Update.

3. Para além do sistema operativo e dos controladores, deve certificar-se também de que tem instaladas no computador as últimas versões dos programas que utliliza e que normalmente vêm com correcção de falhas de segurança e bugs. Programas como o Adobe Flash, Adobe Reader e o Java da Oracle são alvos frequentes dos cibercriminosos que desenvolvem e utilizam malware. Manter estes programas actualizados é tão importante como cuidar do sistema operativo. Outras aplicações que utiliza, como o Microsoft Office, browsers e por aí adiante, deverão estar sempre na versão mais recente.

4. Se o computador não necessita de estar ligado à Internet, desactive a ligação. Isto irá garantir que as ameaças provenientes da Internet não poderão atacar diretamente o seu PC com Windows XP e vai impossibilitar que um atacante roube dados do seu computador.

5. Certifique-se que o seu software de segurança está actualizado. Existem muitas aplicações de segurança disponíveis para o Windows XP, sendo que a maioria se compromete a dar suporte ao Windows XP para os próximos anos. Alguns são gratuitos, enquanto outros são vendidos como uma assinatura. Recomenda-se um programa de segurança que combine detecção baseada em assinaturas e heurística, que inclua uma firewall, e proteja com eficácia os utilizadores de intrusões.

Ter que substituir os computadores de trabalho com frequência não é divertido, mas, como todos os equipamentos mecânicos, os computadores desgastam-se e precisam ser substituídos. O Software também é atualizado periodicamente, e não apenas com os patches de segurança, mas com novos recursos e funcionalidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

six + 14 =