Esquemas do Mundial: tácticas para o manter seguro

Com o campeonato do mundo de futebol a decorrer e Portugal a estrear-se, são muitos os aproveitadores que utilizam esta competição para obterem vantagens financeiras à custa dos utilizadores mais incautos. Nas próximas linhas dizemos-lhe como evitar os esquemas fraudulentos:

Compreenda o seu adversário

A maioria das campanhas de phishing que se aproveitam do Campeonato do Mundo oferecem a mesma coisa – a possibilidade de se participar nos jogos. É um esquema de phishing clássico: aproveitar o buzz. Para os cibercriminosos a dimensão deste evento aliada ao número de utilizadores interessados​​, é uma atracção irresistível. Os esquemas são muitos e variados e vão desde ofertas inacreditáveis ​​ao nível de novas televisões, a sorteios de bilhetes espalhados pot sites falsos, hiperligações falsas em sites sociais, e, claro, falsos “novos amigos” nesses mesmos sites.

Jogue à defesa

Olhe para o ponto da situação e garanta que existem vários defesas entre o objetivo (os seus dados pessoais) e os oponentes (gangues virtuais). Ofertas tentadoras, como televisões LCD baratas ou sorteios de vôos e alojamento para um evento será um dos truques implantados pelo seu adversário -, mas por detrás de cada oferta tentadora pode espreitar um site fraudulento. Neste ponto, se der um clique, é como colocar o seu oponente (o cibercriminoso) cara a cara com o guarda-redes — a plena responsabilidade de manter o seu PC seguro passa a depender apenas de alguns factores: das suas configurações e do seu software antivírus.

Não passe muito abertamente

Assim como uma equipa se pode colocar a jeito para sofrer alguns ataques, deve mudar as suas tácticas on-line para garantir que as suas informações pessoais permanecem seguras. Olhe para qualquer site relacionado com o Campeonato do Mundo com alguma cautela – especialmente para os que solicitam informações pessoais. Até mesmo os sites que não pedem detalhes acerca de dados bancários, podem contar outros golpes. Tenha muito cuidado com o fornecimento da sua morada pessoal, do seu email, da sua idade, entre outras informações, uma vez que estes dados podem ser os blocos de construção para ataques de roubo de identidade.

Não confie em rumores

Quando vir uma notícia totalmente inacreditável sobre o mundial a espalhar-se rapidamente, não clique – é uma notícia surpreendente porque é provavelmente falsa. A ESET América Latina tem observado diversos golpes relacionados com o Campeonato do Mundo que circulam em redes como o Facebook, referentes a tudo, desde lesões de jogadores, a vídeos íntimos de jogadores com as suas companheiras. As notícias falsas são uma táctica clássica.

Quando o jogo acabou, o jogo acabou

Cuidado com a aquisição de bilhetes de última hora fora do site oficial da FIFA – não só existem sites fraudulentos de venda de bilhetes em grande quantidade, como ainda por cima praticamente preços exorbitantes.

Oiça o capitão da equipa

Quando navegar por notícias alusivas ao Campeonato do Mundo, não clique cegamente no primeiro link que você vê – vá a um site de notícias da sua confiança e comece a partir daí, ou descarrega uma aplicação oficial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

thirteen − five =