Nokia pagou milhões a cibercriminosos

Faz agora sete anos que a Nokia pagou muitos milhões de Euros a criminosos que ameaçaram revelar o código fonte pertencente ao sistema operativo Symbian, revelou uma estação de TV finlandesa.

A polícia confirmou à Reuters que se encontra a investigar um caso em aberto referente a uma alegada chantagem e que envolve a Nokia como vítima.

Apesar da Nokia não ter comentado este caso, o canal de televisão refere que os cibercriminosos conseguiram na altura os códigos de encriptação utilizados pelo sistema operativo e posteriormente ameçaram colocá-los online.

Se o acesso ao código fonte do Symbian fosse tornado público, os criminosos podia injectar malware em milhões de smartphones, sem que o mesmo fosse detectado. Importa salientar que as chaves de encriptação são utilizadas para prevenir que os telefones corram aplicações não autorizados.

Segundo a televisão finlandesa, a Nokia pagou aos criminosos muitos milhões de Euros, tendo concordado em deixar o dinheiro num parque de estacionamento em Tampere na Finlândia. A operação policial para apanhar os criminosos em flagrante falhou, uma vez que as autoridades perderam o rasto dos ladrões.

Na altura do crime, a Nokia tinha aproximadamente 50% de quota de mercado de telemóveis em todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

three × 5 =