5 dicas para utilizar o Facebook com segurança

O Facebook voltou a estar envolvido em polémicas relacionadas com a privacidade e utilização dos dados, após informações acerca de uma experiência psicológica com os utilizadores que consistiu na alteração das mensagens que apareciam no mural e que ocorreu em 2012.

Com tantas polémicas e questões, não será descabido pensarmos que a única forma de manter uma determinada informação privada, será não a partilhando no Facebook.

Porém, existem passos que os utilizadores poderão executar ao nível das configurações, interferindo, deste modo, com a forma como a rede social utiliza os dados.

O aspecto mais importante a lembrar é que uma simples visita às definições do Facebook, pode não ser suficiente. É realmente um bom primeiro passo, para saber com quem está a partilhar informações ou como os outros interagem consigo e aplicar uma determinada privacidade às suas mensagens. Porém para uma limpeza mais profunda terá de visitar a sua página de perfil e olhar com atenção para o registo de actividade, que revela as suas mensagens anteriores e os posts em que foi identificado.

Importa salientar que se quer configurar com eficácia as definições de privacidade do Facebook, utilizar um PC ou um Mac será a opção ideial.

Abaixo estão cinco dicas essenciais para garantir a sua privacidade no Facebook e assegurar que está a controlar o que as pessoas podem saber sobre si.

1. Controle as suas mensagens

O primeiro passo para controlar quem lê e tem acesso às suas mensagens é utilizar o Selector de Público que aparece sempre junto ao botão Publicar. Ao dar um clique na mesma poderá escolher se quer partilhar a mensagem com os seus amigos ou a nível público, ou seja, todos os utilizadores do Facebook. Se der um clique em Mais opções tem ainda acesso a opções avançadas de partilha, como partilha com grupos específicos de utilizadores.

01png

A ferramenta memoriza o público com quem partilhou o seu conteúdo da última vez e vai, por defeito, utilizar esse mesmo público quando voltar a escrever uma mensagem. Por exemplo, se seleccionar Público para uma publicação, a sua próxima publicação também terá a definição Público, a menos que altere esta opção aquando da publicação. Esta ferramenta aparece também nos atalhos de privacidade e nas definições de privacidade. Se fizer uma alteração na ferramenta de selector de público num local, esta alteração é aplicada à ferramenta em todos os locais onde aparece.

02png

O seletor de público também é apresentado junto aos conteúdos já partilhados, para que fique claro quem pode ver o quê. Depois de partilhar a publicação, pode alterar com quem ela é partilhada. Se quiser alterar o público de uma publicação depois de a partilhar, deverá dar um clique no selector de público e selecionar um novo alvo.

Embora esta ferramenta seja útil, se tem por sistema adicionar ou aceitar como seus amigos no Facebook, pessoas que não conhece, de pouco lhe irá servir.

2. Controle as aplicações que podem ter acesso às suas informações

As pessoas no Facebook que podem ver a sua informação também podem levá-la consigo quando utilizam aplicações. Se por um lado e de acordo com o Facebook isto pode tornar a experiência de utilização mais social, por outro dá origem a alguns problemas alusivos à privacidade. Mas afinal o que significa isto? Vamos dar um exemplo para tornarmos esta questão um pouco mais clara.

Nós enquanto utilizadores do Facebook temos um amigo que se chama “Pedro”. O “Pedro” tem visível apenas para nós, grandes amigos, diversos dados como biografia, data de nascimento, família e relacionamentos, vídeos, as fotos de férias, a formação e trabalho, as notas, a actividade em aplicações, entre outros detalhes. Ora se nós instalarmos uma aplicação, vamos esta a dar ao criador da mesma, não só o acesso às nossas informações, mas também às informações do “Pedro” que estão visíveis para nós.

Existem duas formas de resolver esta questão. A primeira passa pelo utilizador desactivar todas as aplicações o que pode ser muito radical para a maioria dos cibernautas que utilizam o Facebook.

A segunda é talvez a mais moderada e irá impedir que os nossos amigos cedam as nossas informações aos criadores das aplicações. Para a configurar proceda da seguinte forma:

1. Clique no símbolo de um triângulo localizado no canto superior direito e escolha a opção definições, conforme mostrado na imagem abaixo.

app1png

2. Agora clique do lado esquerdo em Aplicações. Abaixo estão presentes duas opções que terá de configurar para proteger de um modo mais eficaz a sua identidade.

app2png

3. À frente de Aplicações que as outras pessoas utilizam clique em Editar. Tire um visto de todas as opções e clique em Guardar alterações.

app3png

Ao realizar os passos que indicámos estará agora um pouco mais protegido.

3. Verifique o registo de Actividade

Apesar de uma determinada informação ou partilha não estar na sua cronologia, não significa que outros não a possam ver – quer sejam fotos, comentários e likes. A única ferramenta que o poderá ajudar neste caso, será o registo de actividade.

O registo de actividade é uma lista de todas as suas publicações e actividades, desde o início até agora. Também contém as histórias e fotos onde foi identificado, bem como as ligações que estabeleceu, como p. ex. quando gostou de uma página ou quando adicionou alguém como amigo.

Para aceder ao mesmo poderá carregar no triângulo localizado no canto superior direito e dar um clique em registo de actividade ou poderá dirigir-se ao seu perfil e carregar em Ver Registo de Actividade, junto à imagem de capa. Aí poderá permitir ou ocultar publicações na cronologia, comentários, e se colocar um visto em Incluir actividade de Apenas eu poderá verificar as pesquisas que efectuou e eliminá-las se assim o pretender.

act1

4. Apague o seu registo de pesquisas

Acima abordámos o registo de pesquisas indicando que as poderia apagar uma a uma. Porém e sendo esta uma questão tão importante, importa salientar que é possível eliminar de uma só vez todas as pesquisar efectuadas.

pesq1png

Para esse efeito no registo de actividade que abordámos acima dê um clique do lado direito em Pesquisar e na parte superior da página clique em Apagar Pesquisas. Quando lhe surgir uma janela questionando-o se pretende eliminar todas as suas pesquisas clique em Apagar pesquisas (se for essa a sua vontade).

pesq2png

5. Não caia em esquemas

O Facebook está repleto de esquemas criados por cibercriminosos para ludibriarem os utilizadores. Se cair neles, as suas informações pessoais poderão estar em risco. Eis os esquemas mais comuns:

Aplicações relacionadas com perfis

Estes esquemas prometem revelar-lhe quem andou a ver o seu perfil ou o bloqueou. NENHUMA destas aplicações funciona. O Facebook não permite que os programadores tenham acesso a estes dados, ou às instruções necessárias para o desenvolvimento deste tipo de aplicações.

iPads e iPhones grátis

Não se deixe enganar por estas mensagens que afirmam que pode testar e manter um iPad ou iPhone.

Créditos no Facebook para jogadores

Este esquema destina-se aos utilizadores que usam principalmente o Facebook para jogar. Os créditos são usados para comprar itens no Farmville, Cityville, etc. Sendo que os créditos custam dinheiro e são eles que alimentam na grande maioria as empresas que desenvolvem os jogos, não espere receber muitos à borla.

Prendas grátis

Já diz o ditado, se parece muito bom para ser verdade… Encontramos diversos esquemas no Facebook relacionados com prendas e todo o tipo de ofertas que envolvem o preenchimento de questionários e o fornecimento do seu endereço de e-mail. Leia muito bem nas entrelinhas, porque pode estar prestes a tornar-se numa vítima de spam.

Notícias Bombásticas

Sempre que se dá algum acontecimento no mundo de enormes proporções, os cibercriminosos aproveitam-se deste facto.

Notícias Falsas sobre celebridades

Notícias e boatos fazem parte do dia a dia do Facebook. O problema por vezes, é que as informações são totalmente falsas. Por esse motivo, é preciso muito cuidado com os sítios onde se dá um clique.

Estes esquemas alastram-se rapidamente quer por partilhas, quer por gostos chegando e infectando rapidamente diversos utilizadores. Por esse motivo tenha muito cuidado nas suas navegações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

15 − seven =