Violência doméstica: Como proteger a sua privacidade

A violência doméstica não é algo amplamente discutido nos círculos de segurança da informação, por uma variedade de razões possíveis, porém são muitas as pessoas que necessitam de conselhos acerca deste assunto para garantirem a sua segurança on-line, especialmente quando têm um passado de perseguição e/ou violência doméstica. Quais as necessidades específicas destas pessoas?

Nas próximas linhas vamos focar-nos nas vítimas de violência doméstica e perseguição que escaparam a situação e que agora querem a todo o custo evitarem contacto com os seus agressores.

Privacidade Digital

Antes de discutirmos as recomendações específicas de segurança, é importante salientarmos que todos os dispositivos informáticos (ou seja, os dois portáteis ou desktops, bem como telefones e tablets), que já tinha quando estava numa situação de violência doméstica devem ser considerados como comprometidos, e, idealmente, devem ser substituídos, ou, pelo menos serem restaurados para os padrões de fábrica, se possível. Isto vai diminuir as possibilidades de ter spyware ou outro software de “perseguição” presente no dispositivo.

É óbvio que todas as regras que normalmente são utéis para quem quer proteger a sua privacidade digital, ganham ainda mais importância quando o objectivo máximo é sermos invisíveis para um indivíduo determinado e potencialmente violento. Por este facto, vamos analisar rapidamente alguns conceitos básicos de segurança muito utéis para as vitimas de abuso:

Mantenha o software actualizado

A maioria das instalações de spyware exploram vulnerabilidades existentes nos sistemas para se instalarem silenciosamente. Porém, pode ajudar a combater essas ameaças actualizando e “remendando” o seu sistema operativo e todas as aplicações instaladas no computador com a maior celeridade possível. As versões mais recentes dos principais sistemas operativos são definidas por padrão, para alertá-lo acerca da existência de actualizações.

Encripte o seu sistema

A melhor maneira de proteger os seus dados dos olhares curiosos é fazer com que eles sejam ilegíveis para terceiros. Para atingir esse objectivo, deverá encriptar ao máximo tudo o que é guardado no seu disco rígido, bem como os dados que envia para fora do seu dispositivo, através de e-mail, web ou outros métodos. Existem ferramentas para ajudá-lo a encriptar e-mail e para garantir também que as suas sessões online são encriptadas. Existem também diversos clientes de mensagens instantâneas que permitem trocar mensagens encriptadas com os seus contactos.

Uma solução de segurança eficaz

O Spyware é facilmente encontrado ou comprado on-line e pode permitir a um invasor ver as teclas digitadas, histórico de navegação na Internet e, potencialmente, espiar as suas conversações áudio e vídeo realizadas através do computador. Instalar uma solução anti-malware respeitável é uma boa idéia, mas a presença de uma firewall é também recomendada.

Uma boa palava-passe

A maior parte das nossas vidas on-line gira em torno de autenticações em vários sites e serviços. É em muitos casos uma das partes fracas da nossa identidade digital, especialmente se utilizarmos passwords fracas. O ideal será utilizar um gerador de palavras passe de modo a criar uma password forte, inesquecível e única para cada uma de suas várias contas on-line.

Atenção às actividades diárias

Se a motivação de um intruso for financeira ou pessoal – como no caso da violência doméstica – existem dois modos para se obterem informações: pela força, ou por engenharia social. Conseguir dados à força implica abordagens como ataques diretos (físicos ou digitais), tais como o uso de malware ou a invasão de contas online. Já a engenharia social é um termo, por vezes, aplicado aos métodos de um atacante convencer a vítima a dar-lhe acesso aos dados. Por tudo isto, tenha muito cuidado onde coloca as suas informações. Recebeu um email com uma oferta tão fantástica que até parece mentira? Muito cuidado a responder com os seus dados porque provavelmente é mesmo mentira.

Crie um apartado para receber correio

Idealmente, deverá ter um local para receber correio e usar para determinadas contas e serviços, e que não seja o seu endereço de casa. Porém, esteja consciente de que um apartado não é útil para todos os serviços, especialmente para aqueles que requerem o seu endereço de casa, tais como certos tipos de seguro.

Feche contas que tinha em comum com o agressor

Contas, cartões de lojas, números de telefone. Comece a sua vida sem um histórico de contas anteriores. Isso aplica-se igualmente a serviços de telefone ou programas de fidelidade de lojas ou contas digitais, como e-mail ou sites de redes sociais.

Atenção aos serviços de localização

Se abrir novas contas em vários serviços, esteja consciente de que algumas redes sociais podem partilhar proactivamente a sua localização, ou pode partilhar uma foto com dados de localização GPS incorporados. Definir as opções de privacidade para todos os serviços que utiliza é extremamente importante.

Esteja consciente do que a rodeia

Tanto no mundo físico, como no digital, é importante estar atento e consciente do que a rodeia. Quais as informações que está a fornecer intencionalmente? Quais as informações que etá a dar inadvertidamente? Quem pode ver onde está, para onde está a ir, ou para onde esteve?

Evite sites e serviços administrados ou moderados pelo abusador

Se o seu agressor acede regularmente (ou modera) um determinado web site, pare de aceder ao mesmo, pois ele poderá ter acesso aos registos do servidor que contêm o seu endereço IP. Estes endereços podem ser geo-localizados, a fim de determinarem uma localização aproximada do computador. Isto inclui também jogos online, nomeadamente as comunicações e acções dentro do jogo.

Bloqueie todos os contactos com o abusador

Troque de número de telemóvel, crie novos endereços de e-mail, bloqueie amigos e familiares do mesmo nas redes sociais. Estes são alguns dos passos que deverá fazer de imediato. Um agressor não irá mudar e fará de tudo para se voltar a aproximar de si. Bloquear será em todos os casos a palavra de ordem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

eighteen − thirteen =