Director do FBI preocupado com a Encriptação dos Telemóveis

A privacidade é uma preocupação crescente por parte dos utilizadores e este facto tem levado empresas como a Apple, a Google, entre outras, a desenvolverem sistemas operativos e smartphones realmente seguros com uma forte encriptação. Apesar desta notícia deixar a maioria dos utilizadores satisfeitos, existem alguns que escapam à regra e nomeadamente o Director do FBI, James Comey, que afirma estar muito preocupado com estas medidas.

Numa notícia avançada pelo jornal The Huffington Post, Comey afirma que apesar de ele compreender as necessidades de privacidade, as medidas de segurança e encriptação que estão a ser desenvolvidas pelos fabricantes, podem representar uma enorme barreira ao acesso do governo a esses dispositivos em circunstâncias extremas – como prevenir determinados tipo de ataques terroristas.

Esta afirmação vem no seguimento do marketing feito pela Apple e pela Google que afirma que tranquiliza os utilizadores acerca da sua privacidade e fala das melhorias nos sistemas de encriptação dos telefones.

Mais especificamente, a Wired afirma que ambas as empresas prometerem que nas novas versões dos seus sistemas operativos, será impossível desbloquear-se telefones encriptados, mesmo com solicitação governamental.

Apesar das promessas de segurança, é importante que se lembrem que até os dispositivos mais seguros podem ter vulnerabilidades, como é o caso do Blackphone que foi “hackado” em cinco minutos na conferência de segurança DEF CON que se realizou no mês passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

1 × one =