O problema parece ser real. Os equipamentos da OnePlus podem estar mesmo a recolher dados muito específicos à revelia dos utilizadores, conforme demonstrou Cris Moore, o responsável de uma empresa inglesa de segurança e blogger de tecnologia.

A OnePlus é sem dúvida um fabricante muito popular no mercado dos smartphones. Uma prova disso é o buzz que surge sempre que um novo equipamento desta marca é lançado. No entanto, nem tudo é um mar de rosas. Para além das queixas dos utilizadores no que diz respeito ao suporte sempre que um equipamento se avaria, eis que a OnePlus volta a estar envolta em polémica e esta não será fácil de ultrapassar.

Chris Moore, um especialista britânico em segurança, publicou recentemente um artigo no seu blog onde comprova que a OnePlus está a recolher informações pessoais e a transmiti-las à revelia dos utilizadores. Na realidade, este especialista detetou um domínio até então desconhecido e resolveu examiná-lo. Ele descobriu que o mesmo – open.oneplus.net – andava essencialmente a apoderar-se dos dados dos utilizadores.

Os dados a que a OnePlus acede são variados e vão desde as informações de sistema até às aplicações. Na prática são transmitidas informações como o IMEI, número de série, numero de telemóvel, endereço MAC, nome de rede móvel, prefixo IMSI, informações da rede sem fios a que o utilizador está ligada, as vezes que o utilizador reinicia o equipamento, entre muitas outras.

Os motivos, para já, ninguém sabe mas este é certamente um assunto que vai estar em destaque ao longo das próximas semanas.

Mais informações podem ser encontradas aqui.

Fonte: Leak.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*