Como resolver a falha de segurança do macOS High Sierra

0

Ocasionalmente, todos os sistemas operativos acabam por revelar um ou dois bugs mais desconcertantes. Hoje o macOS foi a vítima deste problema que representa uma enorme falha de segurança, especialmente se tiverem um mac a correr o macOS High Sierra. No entanto, não desesperem, pois até existe solução.

Começamos pelo problema. O bug permite que qualquer pessoa com acesso ao seu computador obtenha privilégios de root, ou seja de administração, sem uma palavra-passe. Tudo o que necessitam de fazer é inserirem root no campo do nome de utilizador, deixar a palavra-passe em branco e posteriormente carregar na tecla Enter várias vezes (ou dar um clique várias vezes no botão login).  Deste modo, vai conseguir aceder à máquina como super utilizador, o que significa que terá privilégios de leitura e gravação em todos os ficheiros do sistema, incluindo em tudo o que está noutras contas do macOS.

Escusado será dizer que isto é muito mau. No entanto, aqui está a solução rápida, que pode garantir a vossa segurança até a Apple corrigir o erro. O que necessitam de fazer é de definirem uma palavra-passe de root. Assim, vão ao terminal, podem utilizar o spotlight para esse efeito e quando a janela abrir escrevam “sudo passwd -u root” (sem as aspas). Posteriormente insira a sua palavra-passe atual e insira uma nova password para o utilizador root. A partir deste momento já não estão à mercê desta falha.

A Apple já está ao corrente deste problema e já está a trabalhar numa solução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*