Hackers alteram vídeos de música no YouTube

0
221

Um grupo de hackers conseguiu deitar a mão a diversos vídeos de música no YouTube e alteraram títulos e imagens em miniatura.

Entre as vítimas estava um dos vídeos mais vistos de todos os tempos, “Despatico”, do cantor porto-riquenho Luis Fonsi, com o rapper Daddy Yankee. O vídeo, que contava com mais de 5 mil milhões de visualizações, viu a imagem de destaque alterada para outra que mostra um grupo de assaltantes mascarados proveniente de uma cena da série “La Casa de Papel” (“Money Heist”). Foi ainda adicionada a mensagem ” Palestina livre.”

Outros vídeos atacados pertencem aos cantores Katy Perry, Shakira, Drake, Selena Gomez, Adele, Taylor Swift e Calvin Harris.

O elemento em comum entre os vídeos afetados é o facto de estarem nas contas VEVO dos cantores. O VEVO é uma plataforma pertencente a algumas das maiores organizações de música que recebe uma parte da receita gerada pela publicidade exibida nos vídeos dos artistas.

O que dá que pensar é que se os hackers apelidados de “Prosox” e “Kuroi’SH”, descobriram uma vulnerabilidade na plataforma do YouTube que permitia que eles se intrometessem nos vídeos do YouTube – porque razão apenas mexeram nos vídeos musicais do VEVO?

Numa mensagem no Twitter, um dos hackers afirmou que o deface não teve intenção maliciosa:

Talvez este ataque em particular tenha sido mais uma brincadeira do que um ataque desenvolvido para roubar informações ou espalhar links maliciosos. No entanto, isso não significa que não tenha causado danos. Alguém, por exemplo, terá que corrigir as entradas de vídeo desfiguradas e há sempre a questão da perda de receita dos artistas, das editoras e do próprio YouTube.

Embora uma falha generalizada no YouTube pareça improvável neste momento, seria interessante sabermos como os hackers conseguiram desfigurar tantos vídeos de música, e que lições (se houver) o VEVO deveria aprender a proteger melhor suas contas online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*