Utiliza grupos públicos no WhatsApp? Pode estar em risco!

De acordo com um novo estudo denominado WhatsApp, Doc? conversar nos grupos públicos do WhatsApp pode não ser tão seguro como muitos utilizadores julgam.

O estudo conduzido por investigadores suecos da EPFL e da Queen Mary Universitários, revelam que as conversas em grupo no WhatsApp estão vulneráveis à extração de dados.

Mais especificamente, os dados partilhados num grupo que foi tornado público podem ser roubados por qualquer utilizador do grupo, incluindo informações de identificação, como números de telefone e muito mais. Embora isto possa parecer pouco importante à primeira vista, é importante lembrarmo-nos que os grupos públicos e as ligações para os mesmos podem ser facilmente descobertos on-line.

Isso deve-se ao facto dos utilizadores poderem partilhar o link para um Chat de Grupo público de modo a que outros possam participar na conversa.

Considerando que estas conversas públicas podem incluir até 256 elementos, estamos a falar de um número muito interessante de dados para utilizadores mal intencionados.

De uma forma simples os investigadores responsáveis pelo estudo conseguiram deitar a mão a números de telefone, imagens, vídeos e hiperligações em quase 454.000 mensagens colocadas em 178 grupos públicos e onde participaram 45.794 utilizadores do WhatsApp em apenas seis meses.

O que importa salientar é que os utilizadores também não precisam de enviar muitas mensagens para ficarem em risco.

Cerca de 75% dos utilizadores que inadvertidamente foram incluídos no estudo enviaram apenas 5 mensagens em média.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*