Dia da Internet: As regras essenciais para estar seguro

Os cibercriminosos tiram cada vez mais partido das vulnerabilidades dos sistemas operativos de um computador, das aplicações, dos browsers e ainda dos próprios leitores multimédia para invadirem a privacidade digital dos utilizadores. Utilizando técnicas extremamente sofisticadas conseguem ludibriar os sistemas mais complexos, tornando difícil a protecção dos utilizadores que navegam na Internet, a menos que adoptem regras de navegação e soluções de segurança eficazes. Hoje que se assinala o dia da Internet, a ESET Portugal preparou um conjunto de dicas para se manter seguro, dos 10 aos 100 anos.

Se é jogador

  • Utilize soluções antivírus actualizadas, com função de antispyware e firewall:incida a sua escolha em soluções que possuam uma opção chamada ‘Modo para Jogadores’ que coloca o software de protecção a trabalhar de forma “silenciosa” e a gastar o mínimo de recursos do sistema, para que os gamers se possam concentrar apenas no jogo, sem distracções.
  • Evite usar passwords iguais em várias contas e opte por palavras-chave mais complexas ou até mesmo frases.
  • Escreva o URL do seu jogo on-line no browser ou use o sistema de Favoritos/Bookmarks – assim, evita clicar de forma acidental num link “envenenado” que encontre num motor de busca.
  • Proteja os seus dados em pastas no computador ou na nuvem com uma password forte, mesmo que não seja um requisito essencial para jogar on-line.
  • Nunca use software pirateado, pois pode ser malicioso e colocar em risco o seu computador e os seus dados.

Se compra on-line

  • Otimize a sua máquina de compras: Assim como trata do seu carro antes de fazer uma longa viagem, o seu computador necessita de alguma atenção antes de fazer as suas compras on-line. Certifique-se que tem todas as actualizações em dia: sistema operativo, aplicações e antivírus. Faça regularmente uma análise completa aos seus discos em busca de malware.
  • Mantenha-se fiel: Adquira os seus produtos nos sites com uma elevada reputação, ou então onde está habituado a fazer compras.
  • Desconfie de ofertas muito generosas. Desconfie de promoções que envolvam os mais recentes produtos, a preços inacreditáveis. Em caso de dúvida, poderá sempre utilizar o Google para procurar pela opinião de outros utilizadores.
  • Insista em transações seguras: Quando está a fazer uma encomenda num site verifique se está perante uma ligação segura SSL. Se estiver, o endereço que surge no seu browser deverá ser precedido de https ou shttp ao invés de apenas http. Se quiser ir mais além pode consultar os dados do certificado seguro para avaliar a sua origem.
  • Pense antes de agir: Observe com atenção ofertas de ultima hora que chegam de forma não solicitada ao seu correio eletrónico. Se considera que o negocio é real, abra o browser e escreva o nome do site manualmente ao invés de dar um clique no seu e-mail.
  • Atenção aos hotspots: Não confie em qualquer rede sem fios que esteja disponível. Preferencialmente deverá utilizar sempre as redes seguras e que pertençam aos operadores nacionais. É que através de uma rede WiFi falsa é possível aos cibercriminosos acederem a tudo o que é transmitido sem fios, entre o seu computador e o site ou serviço de destino. Se tem de usar estes serviços, garanta ao menos que utiliza ligações seguras para ver o e-mail ou navegar na web.
  • Utilize o cartão de crédito: Se for vitima de um esquema e quiser recuperar o seu dinheiro terá mais sorte do que se utilizar um cartão de débito. Em Portugal pode optar pelo sistema de cartões virtuais MBNET.

Se usa dispositivos móveis

  • Instale todas as actualizações. Até que os dispositivos móveis cheguem às mãos dos utilizadores percorrem um longo caminho. Nesse período, provavelmente, foram feitas actualizações e criadas correções, especialmente concebidas para garantir a segurança do utilizador.
  • Previna-se para o caso de perda ou furto. Por serem dispositivos móveis, estão sujeitos a perdas e furtos. Por outro lado, tendem a ser um alvo dos ladrões, graças à procura por este tipo de equipamentos no mercado. Assim, quem utiliza um terminal móvel, deve instalar aplicações como o ESET Mobile Security que permitam localizá-lo e bloqueá-lo remotamente. Isto evita que os dados armazenados no dispositivo caiam nas maõs dos criminosos.
  • Faça um backup. O pior pesadelo para qualquer utilizador é, depois de passar muitos meses a armazenar músicas, fotos, vídeos e todo o tipo de documentos no tablet perder essas informações. Para evitar esse tipo de surpresa armazene os ficheiros no seu computador, ou num dos diversos serviços de cloud computing disponíveis actualmente no mercado.
    Cuidado com a instalação de aplicações. Existe uma proliferação do número de aplicações disponíveis para dispositivos móveis, o que seduz os utilizadores a instalarem o número máximo possível de programas nos seus equipamentos. No entanto, os cibercriminosos têm utilizado essa tendência para atacarem os utilizadores, ao criarem aplicações maliciosas. Assim, o utilizador só deve instalar programas que estejam disponíveis nas lojas oficiais dos fabricantes e, mesmo nesse caso, deve ficar atento.

Se utiliza o Twitter

  • Clique somente nos links publicados por contactos conhecidos. Embora esta acção por si só não garanta a segurança, reduz bastante os riscos de contaminação.
  • Evitar seguir contactos desconhecidos para diminuir a possibilidade de recepção de mensagens maliciosas.
  • Se suspeitar da legitimidade de uma mensagem, é recomendável que encontre partes da mesma na ferramenta de pesquisa do Twitter, e observe tanto a sua repetição como as opiniões da comunidade.
  • Verifique se o utilizador que publicou a mensagem ainda se encontra activo. No caso de serem spammers, o Twitter chega a excluir as suas contas em apenas algumas horas.
  • Instale um plugin no browser que mostre os endereços completos ao passar o rato por cima dos links curtos, sem a necessidade de clicar neles. Um exemplo é o LongURL Mobile Expander.

Se utiliza o Facebook

  • Tenha cuidado sempre que a conversa parecer suspeita: por exemplo, quando a conversa não está a ser feita no seu idoma de origem.
  • Evite dar um clique em links suspeitos.
  • Ajuste as configurações de segurança e privacidade e adicione apenas as pessoas que conhece na vida real.
  • Cuidado com as aplicações que instala. Quando instala uma aplicação maliciosa dá ao cibercriminoso o acesso a diversas informações. Para além disto a aplicação poderá permitir a colocação de mensagens no seu mural, como se partissem de si. É por esse motivo que deve ser muito selectivo nas aplicações que instala e dedique alguns segundos a avaliar as caracteristicas da aplicação. Se caiu no erro de instalar uma destas aplicações então deverá começar por limpar o seu mural e posteriormente remover a aplicação da sua conta do Facebook.

Se depende do e-mail

  • Não publique o seu endereço de correio electrónico na Internet e partilhe-o apenas com pessoas da sua confiança.
  • Não responda a mensagens de spam que entraram na sua conta de correio.
  • Preencha com atenção formulários na Internet que contenham campos do estilo “Sim, pretendo receber informações na minha caixa de correio electrónico” ou “Autorizo a partilha dos meus dados a terceiros”.
  • Desconfie de e-mails enviados por remetentes desconhecidos.
  • Não envie as suas informações pessoais por e-mail, sem verificar a autenticidade do remetente. Tenho em atenção que as instituições bancárias não lhe irão pedir dados pessoais pela Internet.
  • Opte por utilizar ligações baseadas em SSL, seja através de sistemas webmail ou do seu cliente de correio electrónico habitual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

fifteen − eleven =